mosquito de banheiro
Publicado em 01 de setembro de 2020

Tudo que você precisa saber sobre mosquito de banheiro!

O nome científico do mosquito de banheiro é Psychoda, mas além da denominação comum, em algumas regiões ele também é conhecido como mosca dos filtros. Esse bichinho incômodo costuma aparecer de repente e irritar bastante os moradores. Até porque, ele gosta muito de ficar na área de box e é um tanto anti-higiênico tomar banho com aquele amontoado de insetos te rodeando.

No artigo de hoje, nós da Insect Bye, trouxemos algumas informações bem relevantes para que você conheça quem é esse visitante silencioso que está rondando a sua casa. Confira!

Sumário

Ciclo de vida do mosquito de banheiro

O adulto do mosquito de banheiro chega a medir 2mm, ou seja, esse inseto é muito pequeno. O ciclo de vida é, basicamente, o seguinte:

  • as fêmeas costumam pôr grupos de 100 a 200 ovos;
  • eles podem eclodir variando entre um tempo de 32 a 48 horas;
  • após a eclosão, os ovos se tornam larvas;
  • depois de larva, ele passa pela fase de pupa, também conhecida como crisálida. Nessa fase, não se alimentam, pois estão em período de metamorfose para se tornar um adulto;
  • com o ciclo da pupa completo, você encontra os mosquitos de banheiro adultos.

Quais são os hábitos do mosquito de banheiro?

  • Gostam de viver em áreas úmidas e escuras;
  • é um inseto noturno. Durante a noite, é possível encontrá-lo sobrevoando ralos e pias;
  • de dia você pode observá-los pousados nos azulejos do banheiro;
  • em dias úmidos e chuvosos, é comum ver uma maior quantidade de mosquito de banheiro;
  • se proliferam em poças d’água rasas ou poluídas, assim como nos ralos e canos de esgoto.

aprenda sobre mosquito de banheiro

De que ele se alimenta?

Muitas pessoas devem se questionar sobre qual a alimentação do mosquito de banheiro. Por viver em ralos, esses animais se alimentam da matéria orgânica que encontram nestes ambientes. Ou seja, nada higiênico.

Ele transmite doença?

Ele é inofensivo. Não transmite doenças para seres humanos e nem animais. Apesar disso, por viver em locais insalubres, como ralos, pode transportar bactérias e fungos em seu pequeno corpo. Portanto, é importante evitar o contato dele com alimentos.

Como identificar o ralo de origem

Geralmente, os mosquitos de banheiro tendem a se proliferar no ralo do box. Afinal, ali é o local mais úmido do ambiente. Mas, para ter certeza, você pode fazer um teste, para facilitar o serviço de dedetização.

Passe fita adesiva em uma parte do ralo, com a parte adesiva para baixo. Não tampe toda a superfície, se não a água vai empoçar. Você vai deixar espaço suficiente para que alguns mosquitos de banheiro ainda consigam chegar à superfície. Deixe lá por alguns dias, ao remover a fita, veja se existem insetos presos. Se a resposta for positiva, é neste ralo o foco.

Mosquito de banheiro é sinal de ambiente sujo?

Não! Por mais que o seu banheiro seja um oásis de limpeza, ele pode ser invadido por esses insetos. Ele é sinal de que o ambiente está muito úmido e você deve se preocupar com possíveis infiltrações. Faça uma avaliação no local, pois é infiltração que mais atrai mosquito de banheiro, não sujeira.

Como impedir a proliferação?

Por ser atraído por locais úmidos, é importante fazer a vedação dos ralos e certificar-se de não deixar nenhuma poça ou caixa d’água à disposição do mosquito de banheiro.

Os filtros de ralo presentes nas tubulações também são possíveis criadouros. Por isso, limpe sempre o local. Se não tiver matéria orgânica para se alimentar, ele não conseguirá se reproduzir.

Ademais, para se livrar do mosquito de banheiro, conte com a Insect Bye! Oferecemos dedetização residencial e limpeza de caixa d’água para proteger você e sua família de insetos incômodos. Fale conosco agora mesmo pelo WhatsApp e peça seu orçamento!

Em nosso blog, você encontra outros artigos exclusivos sobre insetos e roedores. Veja: