Conheça nosso Blog
Publicado em 14 de maio de 2020

Quais são os riscos da barata na cozinha? Veja como eliminá-la!

Encontrar uma barata na cozinha é sinônimo de má condições sanitárias. Isso porque esse inseto é atraído por restos de alimentos, seja em cima das mesas ou em lixeiras abertas. Sendo assim, é fundamental controlar o surgimento desse tipo de praga para evitar prejuízos diversos. Nos estabelecimentos comerciais, por exemplo, a infestação de baratas pode até mesmo gerar problemas com a Vigilância Sanitária. Portanto, fique atento!

A Insect Bye preparou este artigo com o intuito de te ajudar a entender os riscos e os métodos de eliminação das baratas na cozinha. Confira, na sequência.

Sumário

Quais são os riscos da infestação de barata na cozinha?

Vassoura. pá e barata na cozinha

Espécie invasora

A Blatella germanica, mais conhecida como baratinha ou barata francesinha, é a espécie que invade cozinhas. Ela é pequena, de coloração marrom amarelada e não voa. Tem hábitos noturnos e passa mais de 70% do tempo dentro dos abrigos. Por exemplo, armários da cozinha. Além disso, comem de tudo — qualquer fonte de alimento é suficiente para sua sobrevivência.

A barata na cozinha é atraída pela junção de quatro fatores: água, alimento, abrigo e acesso. Quando os “quatro A’s” são oferecidos em abundância, elas se instalam no local e fazem seus ninhos ali. Em geral, elas se escondem em buracos na parede, frestas, fendas de rodapés, fogões, coifas, dentro de caixas, entre outros esconderijos.

Riscos da infestação

A infestação de barata na cozinha pode causar sérios riscos à população, como:

  • má condição sanitária;
  • transmissão de microrganismos patogênicos causadores de doenças;
  • prejuízos à imagem do cliente;
  • indenizações;
  • problemas com a fiscalização sanitária.

Como se livrar das temidas baratas na cozinha?

Aerossol elimina a barata na cozinha

Ações de prevenção

A infestação de barata na cozinha pode ser evitada mediante algumas ações rotineiras de prevenção. Em primeiro lugar, é necessário dar um fim a tudo aquilo que facilita a acomodação dessa praga no ambiente. Ou seja, os quatro A’s. Nesse caso, é indicado:

  • tampar qualquer buraco que possa servir de abrigo;
  • reduzir a oferta de água ou dificultar o acesso a ela;
  • evitar deixar restos de alimento expostos;
  • manter a cozinha sempre limpa e arrumada.

Dedetização profissional

Caso a infestação da barata na cozinha já esteja consolidada, a melhor opção é recorrer aos métodos profissionais de controle de pragas. Isto é, o serviço de dedetização. As empresas especializadas nesse tipo de atividade elaboram um programa rígido para eliminar foco e acesso. Assim, é possível eliminar todas as baratas que ali vivem e, ainda, evitar que novas possam surgir no local.

A dedetização é executada somente com todas as condições de segurança em dia. Os operadores inspecionam todo o ambiente previamente para identificar os melhores equipamentos e métodos para eliminar as baratas.

O cliente só precisa deixar a cozinha limpa e retirar dos armários os alimentos, louças e utensílios. Depois, os profissionais tomam conta do local para realizar os procedimentos necessários no tempo predefinido. Ao final do serviço, você se verá livre da barata na cozinha de uma vez por todas!

Dedetização de baratas é com a Insect Bye!

Você quer dar um fim à infestação de barata na cozinha? Chame a Insect Bye! Somos especialista no controle preventivo de pragas em condomínios, empresas e indústrias. Realizamos um monitoramento efetivo para evitar que novos focos de infestação surjam à medida que os atuais desaparecem. Ficou curioso? Entre em contato conosco e conheça mais sobre o nosso serviço!

Gostou deste artigo? Continue lendo sobre dedetização e controle de pragas urbanas no blog da Insect Bye. Veja alguns artigos que separamos para você:

Categorias Posts Recentes Tags