comportamento dos insetos
Publicado em 01 de julho de 2020

Como é o comportamento dos insetos no inverno?

Durante o inverno, é comum que nós percebamos uma baixa nas atividades das pragas urbanas na nossa casa. Os problemas com insetos diminuem e muitas pessoas pensam que eles, finalmente, se foram. Mas, isso não é verdade! O comportamento dos insetos tende a mudar em épocas mais frias – eles ficam mais reservados e se escondem. Neste artigo, vamos entender como os insetos agem no inverno e como exterminá-los durante essa estação.

Entenda o comportamento dos insetos no inverno

comportamento dos insetos no inverno

As pragas urbanas, especialmente os insetos, tendem a ficarem mais reclusas durante o inverno. Isso ocorre porque há um aumento no intervalo do ciclo de reprodução das espécies, causando uma baixa na incidência delas nos ambientes urbanos. Veja o que acontece no comportamento dos insetos em temperaturas mais baixas, a seguir.

Diapausa

Os insetos têm uma redução natural das atividades metabólicas no inverno. Este fenômeno, conhecido como diapausa, é muito parecido com a hibernação.

Neste período, as pragas costumam sentir menos fome e, consequentemente, reduzem a ingestão de alimentos. Desse modo, elas ficam em estado de “repouso”, circulando cada vez menos em busca de comida pelas áreas da casa.

Durante a diapausa, o comportamento dos insetos fica mais lento. Logo, muitas pessoas pensam que eles foram embora. Mas, isso é um grande erro! Eles continuam nos seus abrigos, se alimentando e se reproduzindo normalmente. Apenas deixam de sair ao ar livre, mantendo-se recolhidas nos esconderijos.

Inverno é a melhor época para prevenir a infestação de insetos

dedetização de insetos no inverno

As ações preventivas durante o inverno são muito eficazes para combater a proliferação de pragas urbanas no restante do ano. Principalmente no verão. Nas épocas mais quentes, o comportamento dos insetos torna-se mais ativo, já que seu metabolismo volta a acelerar. Ou seja, as pragas tornam a aparecer com mais frequência dentro das residências.

A dedetização é a melhor forma de eliminar os focos de infestação de insetos ainda no inverno. O ideal é realizar o serviço a cada 90 dias, para garantir um maior controle. Além disso, é preciso intensificar as medidas de prevenção, como manter a casa sempre limpa, evitar acúmulo de entulho e cobrir quaisquer buracos que sirvam de acesso.

A Insect Bye elimina os insetos para você!

Agora que você conhece o comportamento dos insetos durante o inverno, não perca o controle da situação. Chame a Insect Bye para exterminar os focos de infestação de pragas urbanas na sua casa! Nosso serviço de dedetização e controle de pragas é eficaz em todas as estações do ano. E pode ter resultados ainda mais vantajosos durante o inverno! O que está esperando? Entre em contato conosco e peça já seu orçamento!

Este artigo foi útil para você? Continue lendo o nosso blog! Lá, já falamos sobre como prevenir a proliferação de insetos na primavera, como afastar insetos com a chegada do verão, como o preço da dedetização é calculado e muito mais! Confira!