Conheça nosso Blog
plantas que afastam insetos
Publicado em 01 de setembro de 2016

15 plantas que afastam insetos

Ter um jardim que contenha plantas que afastam insetos é uma solução simples e eficaz para quem deseja se ver livre desses visitantes indesejados. Trata-se de uma alternativa que geralmente não demanda mais do que um pouco de tempo e cuidados, e não exige um alto investimento. Além disso, cultivar plantas repelentes pode trazer benefícios não apenas para as pessoas, mas também para animais e outras plantas, e pode até mesmo ajudar a prolongar a duração dos resultados de um serviço de dedetização, por exemplo.

Mesmo que sua casa não disponha de um grande jardim, ou que você more em um apartamento, ou queira investir em plantas repelentes para seu escritório ou ambiente de trabalho, saiba que existem várias opções para atender às suas necessidades! A maior parte delas é encontrada com facilidade, não custa muito, e possui outras utilidades além de simplesmente afastar insetos.

Quer conhecer algumas delas? A Insect Bye separou uma lista com 15 delas!

Plantas que afastam insetos para cultivar em seu jardim

Para facilitar, vamos separar as plantas que afastam insetos em dois grupos: flores e ervas. Veja quais delas podem te ajudar a espantar os insetos que mais incomodam.

Flores ornamentais

Unindo beleza e utilidade, essas flores são ideais para compor o seu jardim e deixá-lo livre de insetos. Você pode cultivá-las junto com a horta, ou até mesmo isoladamente em vasos. Confira algumas delas:

  • Crisântemo – repele baratas, carrapatos, formigas, traças, piolhos, pulgas, besouros, percevejos, ácaros, dentre outros insetos.
  • Petúnia – repele pulgões e outros insetos.
  • Malmequer – repele mosquitos, pulgões, e até mesmo animais maiores como coelhos.
  • Capuchinha / Chagas – repele moscas, pulgões, alguns besouros e outros insetos.

Além dessas opções, temos também as plantas carnívoras como uma opção para o combate aos insetos. Mas, ao contrário das flores citadas anteriormente, as plantas carnívoras atraem insetos para dentro de uma armadilha, onde são capazes de digeri-lo – por isso, não iremos incluí-las na lista de plantas que afastam insetos, mas apenas citá-las como um bônus.

Geralmente formigas, moscas, besouros, lesmas, vespas e abelhas podem ser vítimas dessas plantas, que garantem também um ar exótico ao seu jardim. Existem diversas espécies em diferentes tamanhos. Antes de adquirir uma dessas, pesquise sobre as necessidades da planta!

Ervas

Algumas ervas, além de fazerem muita diferença na culinária, também são eficazes quando se trata de afastar insetos, como mosquitos, moscas, ácaros, lesmas, caracóis, besouros, dentre muitos outros! A maior parte dessas ervas, assim como as flores, já é utilizada há séculos como repelentes naturais por diferentes povos e, até hoje, agem de forma satisfatória. Confira algumas delas:

  • Manjericão – repele moscas e mosquitos.
  • Folhas de louro – repelem moscas.
  • Lavanda – repele moscas, traças, pulgas e mosquitos.
  • Cebolinha – repele moscas e pulgões.
  • Endro – repele pulgões, ácaros, entre outros insetos.
  • Capim limão – repele mosquitos, pois contém citronela.
  • Erva cidreira – repele mosquitos.
  • Salsa – repele alguns tipos de besouros.
  • Tomilho limão – repele mosquitos ao ter suas folhas esmagadas.
  • Hortelã – repele mosquitos, e é melhor cultivada em vasos. Uma ótima opção para quem mora em apartamento.
  • Alecrim – repele mosquitos e outros insetos nocivos para outras plantas.

Todas essas ervas são fáceis de serem encontradas, e algumas delas podem ser usadas como componentes de receitas de repelentes naturais. Se você deseja saber mais sobre repelentes naturais.

Utilize todas as armas na luta contra os insetos

Cultivar plantas que afastam insetos é uma medida para controlar e evitar esse problema, mas, é importante salientar que a principal medida para evitar insetos como moscas, mosquitos, dentre outros, é evitar o acúmulo de lixo, água parada, e realizar a dedetização sempre que necessário. Na luta contra os insetos, todos os aliados são bem vindos – sejam eles plantas ou agentes químicos, desde que usados de forma segura.

Tenha sempre em mente que situações críticas de infestação exigem um serviço especializado de extermínio de pragas. Nessas horas, você pode contar com a Insect Bye!

Links úteis:

dedetizadora rjdesratização rjdedetização RJdedetizadoradedetização.

Categorias Posts Recentes Tags