Conheça nosso Blog
curiosidades sobre escorpião
Publicado em 26 de março de 2019

Vida de aracnídeo: 10 curiosidades sobre escorpião

Apenas em 2018, ocorreram mais de 140 mil acidentes com escorpiões no Brasil. O aracnídeo é considerado uma praga urbana com aparecimento constante em cidades e áreas rurais, preocupando boa parte da população. Para você conhecer melhor o animal e se atentar aos sinais de incidência na sua casa, separamos 10 curiosidades sobre escorpião. Continue lendo este artigo da Insect Bye e confira todos os fatos interessantes.

10 curiosidades sobre escorpião

1- Existe desde a época dos dinossauros

saiba curiosidades sobre escorpião

Sim, é isso mesmo! Os escorpiões existem há, pelo menos, 400 milhões de anos. Isso nos indica que eles conviveram com os dinossauros — animais mais temidos da história do planeta! Um dos mais primitivos parentes do escorpião é o pterygotus, também conhecido como escorpião marinho, que viveu na era Paleozoica. Alguns fósseis encontrados ultrapassam os 1,80 metros de comprimento, sendo do tamanho de seres humanos.

2- Há 1.500 espécies no mundo

Hoje, existem um pouco mais de 1.500 espécies pertencentes à ordem dos artrópodes aracnídeos terrestres, chamada Scorpiones. No entanto, apenas 20 espécies são venenosas e consideradas pragas urbanas. No Brasil, há ocorrência de 160 espécies. De todas, apenas 4 são venenosas. A mais perigosa é a Tityus serrulatus (escorpião-amarelo). Uma das curiosidades sobre escorpião diz respeito ao tamanho de cada gênero do animal. As espécies menores medem 2 centímetros, e as maiores podem chegar aos 25 centímetros.

3- Não existem escorpiões na Antártida

Uma das curiosidades sobre escorpião mais interessantes está relacionada à presença do animal ao redor do mundo. Isso porque existem escorpiões em todos os continentes, exceto na Antártida. Eles podem ser encontrados em florestas, planícies e alpes suíços. Apesar de algumas espécies se adaptarem aos climas intensos, a maioria prefere temperaturas entre 20ºC e 40ºC.

4- Pode se alimentar de outros escorpiões

A alimentação dos escorpiões é composta por insetos, como baratas, mosquitos, grilos e cupins. Porém, quando há ausência das suas presas naturais no seu habitat, eles se alimentam de outros escorpiões. O canibalismo é uma atividade comum entre todos os aracnídeos.

5- Produz somente um tipo de veneno

curiosidades sobre escorpião e seu veneno

Os escorpiões produzem um único tipo de veneno, diferentemente das serpentes. Essa característica é vantajosa, pois apenas um tipo de soro pode salvar a vítima da picada de qualquer espécie venenosa. Aliás, uma curiosidades sobre escorpião deve ser ressaltada: eles são imunes ao próprio veneno! Por isso, o boato de que eles se suicidam é falso.

6- É ótimo sobrevivente

Uma das incríveis curiosidades sobre escorpião é o fato de que a espécie é campeã no quesito sobrevivência! Os escorpiões são capazes de reduzir a velocidade do processamento metabólico e conseguem sobreviver por até um ano sem comida. Inclusive, podem ficar submersos debaixo d’água por até 48 horas e sobreviver. Na natureza, vivem de 2 a 10 anos, enquanto que em cativeiro podem durar até os 25 anos.

7- A fêmea não põe ovos

Uma das principais curiosidades sobre escorpião: a fêmea não bota ovos. A maioria das espécies é vivípara, ou seja, o embrião se desenvolve dentro do corpo da fêmea em uma placenta. Após uma longa gestação, os filhotes nascem por meio de parto e se juntam ao dorso da mãe até a primeira muda do exoesqueleto.

8- Não ataca humanos, apenas se defende

curiosidades sobre escorpião em relação aos humanos

Os escorpiões foram responsáveis por 184 mortes no Brasil no ano de 2017. No entanto, é válido ressaltar que eles não atacam pessoas, apenas se defendem quando se sentem ameaçados. O veneno atinge o sistema nervoso periférico dos humanos, causando dores fortes, vômito, suor intenso e enjoo. Em alguns casos, somente a aplicação do soro antiescorpiônico pode salvar a vítima.

9- Brilha no escuro

Você sabia que algumas espécies podem brilhar quando expostas à luz ultravioleta (UV)? O exoesqueleto dos escorpiões é fotossensível e revestido de quitina — que ajuda a identificar a luz brilhante. Assim, eles adquirem uma cor verde-fluorescente. Essa é uma das curiosidades sobre escorpião mais legais, não é?

10- Fecundação sem presença de machos

A reprodução da grande maioria dos escorpiões é sexuada, ou seja, exige uma interação entre machos e fêmeas. Entretanto, algumas espécies possuem como método reprodutivo a partenogênese. Nesse processo, as fêmeas conseguem se fecundar sem o auxílio de um macho. É o caso da espécie Tityus serrulatus (escorpião-amarelo).

Gostou do nosso artigo sobre curiosidades sobre escorpião? Em nosso blog, você encontra muitos conteúdos sobre o mundo das pragas urbanas. Anteriormente, já abordamos assuntos como cuidados com escorpião, como afastar insetos com a chegada do verão, diferenças entre chikungunya, dengue e zika e muito mais!
A Insect Bye é uma dedetizadora no RJ que tem como missão exterminar insetos invasores de residências, empresas e estabelecimentos. Entre em contato conosco e conheça melhor os nossos serviços!

CategoriasPosts RecentesTags