Conheça nosso Blog
diferença entre rato e camundongo
Publicado em 24 de maio de 2019

Descubra qual a diferença entre rato e camundongo

Apesar de serem criaturas bem pequenas, os roedores são considerados verdadeiros vilões em uma residência. A rotina doméstica é afetada pela presença dessas pragas urbanas, que roem móveis e outros objetos, prejudicando a aparência da casa. Além disso, eles ainda transmitem doenças aos seres humanos. Pensando na importância de identificar esses animais para solicitar a desratização, a Insect Bye preparou este artigo explicando a diferença entre rato e camundongo. Confira!

Diferença entre rato e camundongo

Rato

No Brasil, as espécies mais comuns são o rato de forro e a ratazana. Estes animais são capazes de entrar em qualquer abertura e conseguem roer materiais duros, como madeira, cimento e tijolos. Uma diferença entre rato e camundongo é em relação ao seu tamanho. As espécies de ratos são maiores, podendo medir até 40 cm. Por isso, são classificados como roedores de médio a grande porte.

diferença entre rato e camundongo rato

Os ratos apresentam cauda longa, sem pelos e escamosa. Seus pelos podem ser brancos, pretos ou marrons. Outra notável diferença entre rato e camundongo diz respeito ao seu focinho. O primeiro possui um focinho mais pontudo do que o segundo. A principal semelhança é que ambos possuem hábitos noturnos.

É válido ressaltar que os ratos deixam manchas de gordura por onde passam. Assim, é mais fácil sua identificação. Preferem ambientes quentes, úmidos e escuros para criarem seus ninhos.

Camundongo

Os camundongos se caracterizam por serem bem pequenos — geralmente, medem entre 12 e 20 cm e pesam até 30g. Sua cauda é fina e peluda, além de ser tão longa quanto o corpo. Uma notável diferença entre rato e camundongo é que o primeiro pertence ao gênero Rattus, enquanto o segundo é do gênero Mus.

Gênero é diferença entre rato e camundongo

Os camundongos possuem pelagem marrom ou cinza e grandes orelhas de abano. Seu focinho é triangular, pontudo e com longos bigodes. Seu comportamento é definido como curioso, porém tímido. Além disso, possuem hábitos noturnos. Quando estão em busca de algum alimento, os camundongos podem visitar até 30 locais por noite.

Em geral, constroem seus ninhos no interior das residências em locais secos, como móveis, gavetas e armários. Inclusive, preferem morar em áreas próximas à sua fonte de alimento. A alimentação é feita de 15 a 20 vezes por dia, em pequenas quantidades.

Métodos para acabar com ratos e camundongos

Acabar diferença entre rato e camundongo

Depois de compreender a diferença entre rato e camundongo, é necessário identificar qual espécie está infestando sua casa. Essa informação auxilia no preparo correto das soluções que serão utilizadas como métodos preventivos. Basicamente, as estratégias de controle levam em consideração os hábitos comportamentais de cada tipo de roedor.

A melhor forma de combater tais pragas urbanas é contratar uma empresa especializada em desratização no RJ. Para isso, você pode contar com a Insect Bye! Nosso serviço é fundamental para garantir o bem-estar da sua família e deixá-la livre de possíveis doenças causadas por esses roedores. Somos especialistas no controle de pragas urbanas em toda a capital. Oferecemos nossos serviços de ponta para residências, condomínios e empresas. Entre em contato conosco e saiba como poderemos lhe ajudar!

 

 

CategoriasPosts RecentesTags