empresa de descupinização
Publicado em 28 de abril de 2020

Como escolher uma empresa de descupinização?

Você sofre com a presença de cupins na sua casa? Saiba que você não está sozinho! A infestação desses pequenos insetos consumidores de madeira é mais comum do que se pensa. E, para acabar com esse mal, muitas pessoas insistem em utilizar soluções caseiras que pouco funcionam. Por isso, contar com serviços profissionais é essencial! Continue lendo este artigo da Insect Bye até o final e descubra como escolher uma empresa de descupinização.

Entenda mais sobre as espécies invasoras

espécies de cupins invasoras

Em primeiro lugar, devemos saber que existem milhares de espécies de cupins no mundo. As que mais atacam a região do Brasil é o cupim subterrâneo (Coptotermes formosanus) e o cupim de madeira seca (Cryptotermes brevis). Ambas as espécies invadem residências e apartamentos em busca de alimentos — no caso a madeira de móveis, rodapés e tábuas de assoalhos.

Cupim subterrâneo

O cupim subterrâneo produz uma substância ácida capaz de perfurar as paredes de concreto. Ele abre esses caminhos com o intuito de chegar até o madeiramento para poder se alimentar. Para identificar a infestação desse tipo de cupim, procure sinais de pequenos túneis de terra nos locais mais escondidos. Seu ninho é muito extenso, sua colônia pode estar até 100 metros da área onde ele está atacando.

Cupim de madeira seca

A espécie de cupim de madeira seca é caracterizada por ter uma colônia pequena. O ninho costuma estar alocado na própria peça de infestação. Além disso, esses cupins expelem um pó granulado que fica acumulado próximo aos móveis de madeira. Dessa forma, a infestação é identificada rapidamente, o que agiliza o contato e a execução do serviço especializado feito pela empresa de descupinização.

Critérios para escolher uma empresa de descupinização

desenho de profissional da empresa de descupinização

1- Autorização da Vigilância Sanitária

Uma empresa de descupinização deve ser totalmente legalizada com a Vigilância Sanitária a nível nacional. Inclusive, deve possuir licença ambiental da Prefeitura para trabalhar na região de atuação. Todas as certificações necessárias devem estar em dia, caso contrário, a dedetizadora não vale a pena!

2- Boas referências

Além de procurar empresa de descupinização legalizada, você também pode — e deve — levar em consideração a opinião de conhecidos. Pesquise, ouça, pergunte. Muitas vezes, os familiares e amigos têm ótimas indicações e podem até mesmo te salvar de uma roubada. Buscar referências com clientes também é ótimo! Se a dedetizadora tem muitas reclamações na internet é porque o trabalho dela realmente deixa a desejar.

3- Produtos de qualidade

As substâncias químicas utilizadas no processo de descupinização residencial e comercial são bastante delicadas. Algumas são tóxicas e até cancerígenas e, quando não são aplicadas corretamente, podem causar sérios danos à saúde dos indivíduos. Portanto, verifique quais produtos são utilizados pela empresa de descupinização e certifique-se de que eles possuem o devido registro no Ministério da Saúde. Lembre-se: a qualidade aqui vale mais que o preço a ser pago!

4- Métodos de controle de pragas

Uma empresa de descupinização pode aplicar mais de uma técnica para diminuir a colônia de cupins nos locais infestados. A pulverização de produtos químicos com o uso de bombas e cupinicidas é o tratamento mais indicado na maioria dos casos. No entanto, também pode haver a necessidade de aplicar barreira química em furos nas paredes ou polvilhar cupinicida em pó em áreas com cabeamento elétrico.

5- Profissional técnico responsável

Uma dedetizadora idônea deve eleger um profissional técnico responsável para orientar, fiscalizar e avaliar as atividades realizadas. Essa pessoa deve ser habilitada e qualificada para exercer suas funções dentro da empresa com a especialização em controle de cupins. É imprescindível que todo o quadro de funcionários seja treinado e altamente capacitado para a descupinização.

Como a Insect Bye atua no controle de cupins?

A Insect Bye é uma dedetizadora no RJ que possui mais de 20 anos de experiência no controle de pragas urbanas. Entre elas, o cupim. Usamos produtos e solventes desodorizados por meio de diferentes técnicas, como injeção, pincelamento e pulverização. Oferecemos tratamentos eficazes para eliminar as principais espécies invasoras, o cupim subterrâneo e o cupim de madeira seca.

Nosso serviço é indicado para residências e empresas que sofrem com a infestação de cupins. Os principais locais que atraem esses insetos são móveis de madeira, quadros, livros, papéis, prateleiras, rodapés, janelas, portas, etc. Logo, é preciso estar atento aos sinais que indicam a incidência de colônias, como madeiras ocas, vestígios de asas e tubos de terras nas paredes. Possuímos certificação da ANVISA, IBAMA, INEA e demais órgãos competentes.

Caso perceba algum desses indícios, entre em contato conosco para que possamos avaliar a situação e indicar o tratamento mais adequado.

Gostou do nosso artigo? No blog da Insect Bye você encontra outros conteúdos similares. Veja os melhores: