Conheça nosso Blog
proliferação de insetos no verão
Publicado em 01 de novembro de 2017

Por que há uma maior proliferação de insetos no verão?

A Primavera começou em setembro e estamos a apenas um mês do início do Verão, e já foi aberta a temporada de aumento na proliferação de insetos. Com o aumento do calor e das chuvas, é fácil perceber, e sentir na pele, a quantidade extra de baratas, pernilongos, moscas e mosquitos que se reproduzem mais nessa época, enchendo as nossas casas e a nossa pele de marcas e incômodos.

Mas, por que a proliferação de insetos é maior no verão? Alguns fatores, como o aumento dos focos de água e a maior velocidade de reprodução que eles adquirem em épocas mais quentes interferem diretamente nisso. Nesse artigo da Insect Bye, você vai descobrir essas e outras causas do aumento dessas pragas urbanas nos dias mais quentes e encontrar meios de livrar a sua casa e se manter seguro, mesmo nesta estação em que a proliferação de insetos é tão grande. Confira!

proliferação de insetos no verão

5 motivos para a proliferação de insetos no verão

1- Os insetos não conseguem controlar a temperatura corporal

Diferentemente dos mamíferos, os insetos não têm controle sobre a sua temperatura corporal. Sendo assim, algumas espécies “hibernam” em temperaturas frias, ou sejam ficam em seus esconderijos ou casulos, e em épocas quentes, como o verão, saem para se reproduzir. É o caso dos cupins, por exemplo, que fazem as revoadas durante o verão, em que se acasalam e perdem as asas. Por isso, é tão comum encontrar asas de cupins pela casa nessa época do ano.

2- No calor, o ciclo reprodutivo dos insetos é menor

Moscas, pernilongos e baratas têm ciclo reprodutivo diminuído drasticamente no verão e, por isso, há uma maior proliferação de insetos dessas espécies nessa estação. No geral, o aumento do calor e da umidade é o que causa esse aumento da reprodução dos insetos, que vai desde a postura de ovos até atingir a fase adulta. As baratas, por exemplo, têm um ciclo de reprodução que dura de três meses a um ano. No verão, no entanto, esse período é reduzido pela metade.

3- As chuvas aumentam os focos de mosquitos

Já reparou que durante o verão há um aumento nas campanhas contra dengue e outras doenças causadas por picadas de mosquitos? Isso não é à toa. Essa é a época do ano de mais chuvas e, diversas espécies de insetos, entre elas o Aedes Aegypti, transmissor da dengue, utilizam focos com água parada para colocar o seus ovos. Por isso, há uma maior proliferação de insetos que preferem locais quentes e úmidos.

4- Há maior oferta de alimento para os insetos

A vida da maioria dos insetos é sincronizada com o ciclo das plantas, afinal, muitos deles se alimentam do néctar floral. Sendo assim, durante o verão, que é o período em que as flores desabrocham, há uma maior oferta de alimentos para eles, fazendo com que eles se multipliquem cada vez mais durante essa estação. Já os insetos como o pernilongo, por exemplo, que se alimentam de sangue, também se multiplicam porque seu ciclo reprodutivo está menor e acabam invadindo as nossas casas em busca de sangue.

5- Alguns insetos vão em busca de abrigo

No geral, assim como nós, os insetos buscam por locais frescos para se alojarem durante as horas mais quentes do dia e para fugir do sol. Por isso, nossas casas acabam sendo o abrigo ideal para eles. No caso das baratas, que passam as outras estações do ano em esgotos, fogem desses lugares, que costumam estar cheios de água por causa do aumento das chuvas, e encontram dentro das casas um local seco para se abrigar.

Livre a sua casa dos insetos durante o verão!

Em primeiro lugar, é importante tomar algumas precauções simples, como o uso de repelentes para evitar picadas de mosquitos e nunca deixar lixo acumulado, principalmente na cozinha. A maioria das moscas são atraídas pelo cheiro de comida podre e, ao não realizar a retirada periódica do lixo, você pode estar ajudando na proliferação de insetos em sua casa.

Uma medida eficiente para acabar com a proliferação de insetos em casa é buscar pela ajuda de uma empresa de dedetização. Uma dedetizadora é munida de equipamentos, profissionais e produtos específicos para lidar com a infestação de pragas urbanas, principalmente as que se intensificam no verão, como baratas, moscas, mosquitos e ratos.

Se você busca por uma empresa de dedetização no RJ que seja comprometida e execute os serviços com qualidade comprovada, conte com a Insect Bye! Somos uma empresa referência em dedetização, desratização e demais serviços para eliminar a proliferação de insetos e animais nocivos à saúde da sua casa.
Entre em contato conosco, conheça todos os nossos serviços e peça um orçamento!

Links úteis:
dedetizadora RJ
desratização

CategoriasPosts RecentesTags