Curiosidades

Conheça os tipos de aranhas domésticas!

Não é raro encontramos algumas aranhas em casa. Hoje, já são mais de 40 mil espécies catalogadas no mundo, sendo 12 mil do Brasil. Elas são importantes para o controle de insetos transmissores de doenças, podendo ser venenosas ou não. Nesse sentido, preparamos este artigo para você conhecer mais sobre elas. Abaixo, apresentamos os 7 tipos de aranhas domésticas mais comuns de serem encontradas em residências. Confira!

7 tipos de aranhas domésticas

1- Aranha-marrom

Popularmente conhecidas como aranhas-marrons, os aracnídeos do gênero Loxosceles podem ser encontradas comumente na África e nas Américas. Esse é um dos tipos de aranhas domésticas que são venenosas. Por isso, sua picada pode provocar inflamação, obstrução dos vasos sanguíneos e necrose da área afetada. Em algumas situações, podem até mesmo causar hemorragia e a sensação de náuseas.

Para evitar os perigos dessa aranha, fique atento a locais como caixas, gavetas, armários e calçados. Esse gênero gosta de locais quentes, secos e escuros. Seu tamanho varia de 6 mm a 15 mm.

2- Pernas longas

Comuns em residências, as aranhas do gênero pholcus phalangioides costumam ter 9mm de corpo e pernas 5 vezes maiores. Assim, são chamadas pernas longas. Elas costumam ser encontradas em banheiros e quartos e não apresentam perigos a serem humanos. São uma espécie solitária e não venenosa.

3- Papa-moscas

A Papa-moscas é um dos tipos de aranhas domésticas não venenosas. Elas são peludas e costumam apresentar 15 mm de comprimento. O nome científico da espécie é salticidae, pois são saltadoras. Geralmente, são encontradas nas partes externas da parede e conseguem facilmente atacar sua presa. Os 8 olhos, que apresentam nas partes de trás e frente do corpo, ajudam nessa tarefa.

4- Aranha-de-jardim

Conhecidas como aranhas-de-jardim ou aranhas de grama, essa espécie de aracnídeos possui o nome de Lycosa erythrognatha. São comuns por todo o Brasil e preferem permanecer em gramados, por isso podem ser incômodas. Elas costumam apresentar 6cm e alimentam-se de insetos. Sua picada é dolorosa e provoca inchaço, mas seu veneno não oferece riscos à saúde humana.

5- Caranguejeira

Outra espécie entre os tipos de aranhas domésticas mais comuns é a Theraphosidae. Mais conhecido como aranha-caranguejeira ou tarântula, esse gênero de aracnídeo é famoso por ser considerado o maior do mundo. No geral, essa espécie apresenta cerca de 26 cm de comprimento (contando suas patas).

Apesar de assustarem por conta do tamanho, essas aranhas possuem um veneno inofensivo para o homem. No entanto, sua picada pode causar problemas, gerando irritações e dores no local. Por isso, é interessante evitá-las.

6- Armadeira

Com um corpo de 5cm e pernas de 15cm, as aranhas armadeiras estão entre os tipos de aranhas domésticas mais venenosas do mundo. Do gênero Phoneutria, elas são agressivas e, quando ameaçada, levantam as patas dianteiras para defesa. É comum saltarem em direção ao fator de ameaça.

Essa espécie é encontrada em roupas e sapatos e seu veneno pode ser mortal a crianças e idosos. Fique atento às suas características: elas são peludas e apresentam coloração marrom com faixas brancas ou pretas.

7- Viúva-negra

Por fim, a Viúva-negra vai ser o último dos tipos de aranhas domésticas que apresentaremos neste artigo. Seu nome científico é Latrodectus mactans e é classificada como uma das mais venenosas. Ela encontra-se em áreas urbanas e rurais e é mais comum em estações quentes, quando há maior disponibilidade de insetos.

Elas são pequenas, com 2cm, e podem passar despercebidas. No entanto, é preciso ter cuidado. Sua picada pode gerar reações como: dor abdominal, sudorese, vermelhidão, náuseas, vômitos e distúrbios nervosos. Mortes também podem ocorrer, mas são raras.

Dicas: veja como identificar os tipos de aranhas domésticas!

Agora que você já conhece alguns dos tipos de aranhas domésticas, é preciso saber como identificá-las. Você deve observar suas características para isso. Assim, será possível entender se é uma espécie venenosa ou não, por exemplo. Dessa forma, saberá se é preciso se preocupar em retirá-la ou não. As dicas são:

  1. verifique o tamanho – o tamanho é um dos itens que facilitam a identificação do gênero. Uma caranguejeira não passa despercebida, por exemplo;
  2. observe o comprimento das pernas – se forem longas, podem ser uma pholcus phalangioides;
  3. entenda o ambiente onde você a encontrou – se for nas roupas do armário, talvez seja uma Armadeira. No entanto, se encontrá-la na parede externa da casa, pode ser uma Papa-moscas.

Busque entender as características físicas da espécie que encontrar. Mas, cuidado! Independentemente do gênero, evite afastar ou eliminar o aracnídeo por conta própria. Chame um profissional!

Insect Bye: conte com nossa ajuda!

Achou algum dos tipos de aranhas domésticas citados acima em sua residência? Nós podemos te ajudar a evitar esses aracnídeos em casa! A Insect Bye é uma dedetizadora do RJ. Podemos te ajudar a acabar com as aranhas da sua casa e evitar que retornem.

Entre em contato e solicite o melhor serviço de dedetização no Rio de Janeiro!

Comparti-lhe

Artigos recentes

Saiba como identificar um escorpião marrom-claro!

Você não sabe reconhecer um escorpião marrom-claro? Confira algumas dicas nesse artigo!

% dias atrás

Você sabe qual o período mais ativo do pernilongo da dengue em um dia?

Precisando conhecer melhor o inimigo? Confira os maiores hábitos do pernilongo da dengue nesse artigo!

% dias atrás

O que são tatuzinhos e como expulsar eles da sua casa?

Você sabe quem são aqueles insetinhos em forma de bola que surgem por aí? Entenda…

% dias atrás

Como fugir do estresse provocado por ataques de moscas em casa?

Querendo fugir de ataques de moscas na sua casa? Confira os truques que a Insect…

% dias atrás

Entenda já o que fazer em caso de picada de marimbondo amarelo!

Sofreu a picada de marimbondo amarelo recentemente? Confira o artigo e saiba o que fazer…

% dias atrás

A Insect Bye conta quantos filhotes um escorpião pode ter!

Aracnídeos: você sabe quantos filhotes um escorpião pode ter? No artigo, esclarecemos e damos dicas…

% dias atrás