picada de aranha
Publicado em 09 de julho de 2018

Picada de aranha: como identificar e se proteger

As aranhas são artrópodes que possuem quelíceras, uma estrutura que fica localizada ao lado da boca dos aracnídeos. Ela serve para caçar outros animais ou para injetar uma substância tóxica chamada peçonha, ou seja, o veneno. A picada de aranha causa muita dor aos seres humanos e, muitas vezes, necessita de intervenção médica para tratar o paciente à base de soro.

As aranhas podem viver em diferentes habitats terrestres, tanto em áreas urbanas quanto em rurais, por isso são consideradas pragas urbanas. No Brasil, há duas espécies de aranhas venenosas mais comuns: aranha marrom e aranha armadeira.

Deve-se ter muita atenção para evitar a picada de aranha e a presença dos aracnídeos em casa. Por isso, a Insect Bye preparou este artigo para mostrar como identificar a picada e como se proteger das aranhas. Confira!

Como identificar uma picada de aranha

Todas as aranhas possuem veneno e o indivíduo picado pode apresentar uma reação alérgica, vermelhidão local e inflamação, porém não passa disso se a pessoa não for alérgica. No caso das espécies de aranha armadeira ou marrom, a picada pode apresentar complicações, podendo levar a pessoa a óbito.

O mais indicado ao ser picado por uma aranha é lavar a região com água e sabão e, em seguida, aplicar gelo no local. Deve-se ir ao médico imediatamente para verificar se a picada é venenosa e saber qual é o tratamento mais indicado para o caso.

Aranha armadeira

cuidados com a picada de aranha

As aranhas armadeiras são grandes e agressivas, podendo chegar até 5 centímetros de corpo e 15 centímetros de pernas. Assim como os cuidados que devemos ter com escorpiões, as armadeiras causam sintomas semelhantes a esse animal.

A picada de aranha armadeira atinge mais crianças e idosos, causa muita dor local e pode provocar edema pulmonar, levando a pessoa à morte.

Aranha marrom

picada de aranha marrom

A picada de aranha marrom é mais complicada que a da armadeira. Geralmente, as pessoas não sentem dor quando são picadas e, por ser um animal muito pequeno, a marrom ataca e o indivíduo não percebe. A aranha marrom causa dermonecrose, uma ferida no local da picada que vai necrosando conforme o decorrer dos dias.

As aranhas marrons não atacam. De modo geral, a picada ocorre quando o indivíduo encosta na aranha sem querer e ela pica como forma de defesa. O veneno da marrom é nefrotóxico, destrói as hemácias e causa complicações nos rins, levando à insuficiência renal. Esse quadro clínico pode até levar o paciente a óbito.

Como se proteger das aranhas

protegendo-se da picada de aranha

Limpe o quintal

Restos de materiais de construção, caixas de papelão, lixos e entulhos são ambientes atrativos para as aranhas por reunirem insetos e outros animais que servem como alimento. Os aracnídeos gostam de ambientes úmidos e escuros para transformarem em abrigo. Por isso, deve-se manter a higiene no quintal. Outra dica importante é eliminar infestação das suas presas, como ratos e baratas.

Verifique objetos

As aranhas preferem locais escuros, portanto, fazem muitos objetos de esconderijo. Verifique sempre antes de calçar algum sapato. Roupas, camas, cortinas e lençóis também devem ser verificados antes de utilizá-los.

Bloqueie as entradas

Como as aranhas conseguem escalar paredes facilmente, é indicado colocar soleira nas portas e telas nas janelas para evitar que elas possam entrar em casa.

Contrate uma dedetizadora

As aranhas são seres peçonhentos e não devem ser capturadas por conta própria, já que podem causar alergias e picadas. Por isso, é recomendável contratar uma dedetizadora para acabar com essas pragas da maneira correta e evitar que você se machuque tentando capturá-las.

Livre-se da picada de aranha com a Insect Bye!

Para proteger você e a sua família da picada de aranha, é só contar com a Insect Bye! Somos uma empresa especializada em dedetização de diversas pragas urbanas, como aranhas, ratos, cupins, entre outras. Utilizamos métodos eficazes e produtos modernos para combater as pragas, além de profissionais especialistas no assunto.
Entre em contato conosco e saiba como poderemos defender sua casa das terríveis aranhas.

Links úteis:
Limpeza de caixa d’água
Dedetização rio de janeiro