Dedetização de Aranhas – casas e jardins

Programa Proteção Bayer Dedetização de aranhas no Rio de Janeiro é com a Insect Bye! Atuamos no processo de controle e combate de aranhas com as mais modernas técnicas e produtos disponíveis no mercado. A dedetização de aranhas que a Insect Bye oferece é realizada por uma equipe qualificada, que visa garantir sempre os melhores resultados e segurança para os clientes.  

Biologia da Aranha

As aranhas pertencem à classe Arachnida (mesma classe que ácaros, carrapatos e escorpiões). Se diferem dos insetos, pois os adultos possuem quatro pares de pernas (enquanto os insetos têm apenas três pares) e não possuem antenas ou asas. Em sua maioria tecem teias e os dois apêndices em sua cabeça funcionam como órgãos venenosos. São encontradas em jardins e plantações e como se alimentam de insetos nocivos, o seu papel é considerado benéfico para o controle biológico de pragas agrícolas ou jardins. Entretanto, algumas espécies vivem dentro de casas - estas geralmente não causam danos, mas, como tecem suas teias e deixam restos dos insetos que comem, são consideradas indesejáveis e até perigosas, pois podem incubar veneno.

Principais espécies de aranhas encontradas:

Em casas urbanas

É muito comum encontrarmos duas espécies:
  • “Aranha de caixa” (Loxosceles):  é conhecida como “aranha assassina” por sua periculosidade. Aparência: tamanho pequeno (a fêmea pode ter entre 8 e 15 mm, excluindo as pernas.); cor marrom avermelhado ou cor de caramelo; três pares de olhos; aparência frágil. Hábitos: encontradas atrás de quadros e móveis, escondem-se em roupas sem uso e em lugares escuros com pouca frequência de limpeza; preferem se mover à noite; a teia produzida é do tipo irregular, com aspecto suave e macio, encontradas em locais escuros. Sua mordida é muito perigosa. Sintomas da Picada: Como no início a dor não é muito intensa, as pessoas tendem a não se importar, mas depois de 12 horas (em média) a intensidade aumenta; depois de vários dias aparecem úlceras difíceis de curar ou feridas que deixam cicatrizes significativas.
  • "Aranhas de teto": de pernas longas e finas; podem ser toleradas sem medo e requerem medidas mínimas de controle.

Em jardins ou quintais

  •  "Viúva negra" (Latrodectus): popularmente chamada de viúva negra ou tarântula, é muito difundida em nosso país, com uma picada perigosa. Aparência: preto brilhante com triângulos vermelhos em forma de ampulheta na parte inferior de seu abdômen. Hábitos: normalmente não entram em residências; sua teia é uma massa irregular de fibras, reforçada pela aranha enquanto espera sua presa; alimentam-se de insetos e pequenos vertebrados. Alerta: o veneno da viúva negra contém toxinas neurotóxicas (que afetam o sistema nervoso). A cura definitiva para sua picada consiste unicamente na aplicação do antídoto. Não são agressivas, a menos que sejam perturbadas.
  • "Aranhas dos jardins" (Lycosa SP): também são conhecidas como "aranhas lobo". Aparência: grandes, peludas, corredoras, às vezes são confundidas com as "tarântulas"; medem entre 25 mm e 38 mm sem contar as pernas; possuem quatro pares de olhos. Hábitos: são caçadoras e de movimentação rápida; refugiam-se em gramados, escombros, ao pé de árvores, cipós ou em pilhas de lenha; não tecem teias. Sintomas da picada: as picadas de Lycosa produzem uma dor aguda que geralmente desaparece em poucas horas. O lugar da picada pode mudar de cor e também apresentar feridas com conteúdo seroso. Produz lesões cujo processo de cura é curto, com ciclo rápido de 3 a 4 dias.
 

Prevenção e combate: dedetização de aranhas

A dedetização de aranhas é o modo mais eficaz de prevenção, pois elimina as que já estão presentes no ambiente, além de manter a casa protegida do aparecimento de novas inquilinas indesejáveis. Ademais, procure fazer sempre uma limpeza periódica em quadros e objetos pendurados ou encostados nas paredes e observe também os cantos escuros de sua casa. Manter a dedetização em dia também ajuda o combate dessa praga. Livre-se das aranhas, chega de incômodo! Dedetização de aranhas no Rio de Janeiro? Chame a Insect Bye.