Conheça nosso Blog
Tipos de dengue comuns no Brasil
Publicado em 25 de junho de 2018

Saiba quais são os 3 tipos de dengue mais comuns no Brasil

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública do mundo e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge cerca de 50 a 100 milhões de pessoas anualmente em mais de 100 países. Muitas pessoas não sabem, mas existem 5 tipos de dengue no mundo e no Brasil apenas os tipos 1, 2, 3 e 4 já foram registrados, sendo os 3 primeiros mais comuns no território nacional.

A doença é a mesma, apenas existem quatro variações de vírus (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), que manifestam a dengue em diferentes graus de gravidade, podendo causar até a morte do indivíduo infectado.

Pensando nisso, a Insect Bye preparou este artigo para orientar as pessoas sobre os tipos de dengue mais comuns no Brasil, quais são os sintomas e a prevenção da doença. Leia mais, a seguir.

Conhecendo os tipos de dengue

Se uma pessoa é contaminada por um dos tipos de vírus da dengue, ela cria imunidade apenas para essa determinada variação do vírus, podendo ainda ser infectada pelos outros três tipos, ou seja, só é possível contrair dengue 4 vezes.

Indivíduos que são infectados pela segunda ou terceira vez têm mais chances de adquirir as formas graves da doença (dengue hemorrágica e síndrome do choque da dengue).

Normalmente, os sintomas de todos os tipos de dengue são iguais: febre alta, dor de cabeça, dor nos olhos, cansaço extremo, dor muscular, dor nas articulações e manchas vermelhas na pele.

A seguir, conheça os 3 tipos mais comuns da dengue que afetam os brasileiros.

Dengue comum ou clássica

É a forma mais leve da doença. Além dos sintomas comuns, também pode haver vômitos. A febre da dengue clássica dura em torno de 7 dias, mas a moleza no corpo pode durar mais tempo.

Dengue Hemorrágica

Ela surge quando há uma alteração na coagulação sanguínea. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue clássica, porém a partir do 3º ou 4º dia começam a surgir hemorragias causadas por sangramentos de pequenos vasos na pele e órgãos internos.

Os principais sintomas são: dor abdominal muito forte, confusão mental, sangramentos na boca, gengiva e nariz, sede excessiva, boca seca e tonturas.

A dengue hemorrágica se agrava rapidamente até apresentar sinais de insuficiência circulatória que pode levar a pessoa a um estado de choque (próximo estágio da doença).

Síndrome do choque da dengue

É o estágio mais avançado da dengue e, apesar da maioria das pessoas não apresentarem choque, deve-se ficar atento aos sintomas da doença: dor abdominal muito forte, mudança de temperatura e suor excessivo, palidez, pulso rápido e fraco e perda de consciência.

Se não for tratada, a síndrome do choque da dengue pode levar a pessoa a óbito em 24 horas, portanto, aos primeiros sintomas da doença procure um médico imediatamente.

Transmissão

O mosquito Aedes aegypti é o transmissor dos 5 tipos de dengue, além de transmitir também o Zika vírus, a febre amarela e a chikungunya.

A fêmea do Aedes aegypti prefere lugares quentes e úmidos, então deposita seus ovos em recipientes com água e após 48 horas os embriões se desenvolvem. As larvas vivem durante 1 semana na água para, então, se transformarem em mosquitos adultos.

Quando o mosquito pica uma pessoa infectada pelo vírus da dengue ele se torna capaz de transmitir a doença durante toda a sua vida (no máximo 45 dias), podendo contaminar até 300 pessoas durante esse período.
A partir do momento em que o indivíduo é picado, demora de 3 a 15 dias para a dengue se manifestar através dos sintomas citados anteriormente.

Prevenção

Prevenção contra os tipos de dengue

Visto que o Aedes aegypti se reproduz em ambiente aquático, é essencial evitar o acúmulo de água. Galões, caixas d’água, tonéis, piscinas, vasos de plantas, garrafas, entre outros locais onde armazenam água parada, devem permanecer tampados.

Para acabar com os mosquitos, conte com a Insect Bye!

Quer evitar a dengue mas não sabe por onde começar? Deixa que a Insect Bye te ajuda! Somos uma empresa especializada em dedetização, limpeza de caixa d’água, entre outros serviços no controle de pragas. Entre em contato conosco e saiba como poderemos ajudar você e sua família a se livrar da dengue!

Links úteis:
Dedetização rj
descupinização rj 
desratização rj 

CategoriasPosts RecentesTags