imagem de roedor que pode exemplificar a diferença entre rato e ratazana
Publicado em 28 de dezembro de 2020

Você sabe qual a diferença entre rato e ratazana?

A técnica de desratização é eficaz para o extermínio de todos os tipos de roedores. Porém, é importante saber com qual espécie se está lidando, pois isso auxilia os técnicos que irão realizar o procedimento. Por isso, nós da Insect Bye montamos este artigo sobre a diferença entre rato e ratazana para lhe ajudar a identificar qual é o animal que está dentro da sua residência. Confira!veja a diferença entre rato e ratazana

O que é o Rato?

Um animal de hábito noturno, com dieta omnívora, ou seja, composta por frutas e grãos. Entretanto, eles dão preferência à alimentos gordurosos. Os ratos possuem milhares de espécies diferentes que têm próprias definições. Todavia, podemos mencionar as duas mais comuns em lares e seus diferentes hábitos alimentares:

  • rato negro: normalmente não come no mesmo lugar várias noites seguidas;
  • rato doméstico: visita o mesmo lugar para se alimentar, e pode sobreviver sem água.

Apesar disto, estas duas espécies são bem semelhantes fisicamente, normalmente de cor cinza clara ou acastanhada e uma cor mais clara na barriga, com orelhas grandes, um rabo maior que o corpo e com um nariz pontiagudo.

O que é a Ratazana?

As Ratazanas também são de hábito noturno e omnívora. Porém, diferente dos ratos, preferem mais os cereais e se eles já estiverem cortados, melhor. Elas ainda tendem a procurar comida nos mesmo lugares que já foram.

Tem características físicas bem marcantes, como um corpo mais grosso, cauda curta em relação ao seu corpo. A sua cor mais clara, diferentemente dos ratos, fica na cauda, com orelhas pequenas e peludas e por fim, um nariz grosso.

Aviso importante:

Ambos só podem ser vistos à luz do dia quando sua população está superlotada e há falta de alimento para todos.

descubra a diferença entre rato e ratazana

Qual a diferença entre rato e ratazana?

Visto como ambos animais são, é notório ver a diferença entre rato e ratazana , porém além das características físicas há ainda algumas distinções, como:

Comportamental

Uma diferença entre rato e ratazana bem distinta e visível é quanto o comportamento desses bichos. Uma vez que as ratazanas têm a capacidade de mostrar mais suas emoções. O que pode ser visto como um vantagem, já que é perceptível ver quando ela está para atacar (guinchando, mostrando os dentes ou com pelo eriçado) e assim é possível se afastar. Porém, os ratos também demonstram que vão atacar se
colocando em duas patas.
Outra distinção é sua relação com outros da espécie, ambos dos animais citados gostam de viver entre seus semelhantes. Entretanto, as ratazanas gostam de demonstrar afeto, como se limparem, se cheirarem, entre outros.

Moradia

Tanto os ratos domésticos quantos as ratazanas se abrigam em esgotos e tocas. Porém, os ratos negros são vistos mais perto de zonas portuarias e fazem seus ninhos em locais altos.

Física

Além das que já mencionamos, há mais algumas diferenças físicas, como o bigode do rato ser maior que a ratazana. Em contrapartida, em relação ao tamanho das patas e a capacidade visual a situação se inverte. Um outro diferencial é que as ratazanas podem chegar a 30 centímetros, já os ratos não passam de 20 cm.

Conte com a Insect Bye

Entendeu melhor a diferença entre rato e ratazana? Avistou um desses roedores na sua casa? Chame a Insect Bye! Contamos com 20 anos de experiência de desratização lares , por isso conte conosco para acabar com a praga na sua casa! Entre em contato e faça já seu orçamento!

Gostou de saber mais sobre o diferença entre rato e ratazana? No nosso blog nós já abordamos vários outros temas, como: como eliminar os cupins, sobre o escorpião marrom, sobre formigas e muito mais. Clique e descubra!