Como lidar com a má qualidade da água no Rio de Janeiro?
Em janeiro de 2020, a péssima qualidade da água no Rio de Janeiro tornou-se manchete nos veículos de notícias. As residências de todo o Estado estavam sendo abastecidas com uma água de sabor, coloração e odor duvidosos. A partir de então, deu-se início a uma das maiores crises hídricas da região. Hoje, sete meses depois, o assunto passou a ter menos enfoque na mídia. Mas, não se engane — o problema ainda não tem fim! Leia este artigo e saiba como preservar a saúde da sua família em meio a essa situação.
A qualidade da água no Rio de Janeiro realmente não é boa?
A Companhia Estadual de Água e Esgoto (CEDAE) é a responsável pelo abastecimento de água da capital e da Baixada Fluminense. O sistema que abastece a estação de tratamento é a Bacia do Guandu, formada por 123 rios. Desde o começo do ano, a má qualidade da água no Rio de Janeiro vem sendo posta à prova!
Causas
Segundo análises realizadas por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a geosmina não foi a causadora das alterações na qualidade da água. O estudo encontrou uma forte presença de esgotos doméstico e industrial nas amostras de água do Guandu.
Além disso, também foram encontradas bactérias entéricas, o que indica contaminação do líquido com fezes humanas. Todos esses organismos identificados nas amostras são os causadores de odor e sabor e, consequentemente, da má qualidade da água no Rio de Janeiro.
Situação atual
Atualmente, com a pandemia do novo coronavírus, a qualidade da água no Rio de Janeiro deixou de ser o foco. Muitas pessoas pensam que o problema foi resolvido, mas não é bem assim. Apesar de não haver muita menção ao assunto na mídia hoje, é preciso conhecer os prejuízos que uma água ruim pode causar a você e à sua família.
A água não tratada corretamente pode dar origem a várias doenças, como diarreia, febre tifoide, hepatite A, leptospirose, cólera e infecções intestinais. Logo, é de suma importância ter conhecimento sobre os possíveis problemas e se atentar ao surgimento de qualquer sintoma.
Qual a importância da limpeza de caixa d’água hoje?
Uma água potável e tratada deve ser incolor (sem cor), inodora (sem cheiro) e com sabor normal. Qualquer alteração diferente disso merece sua atenção e deve ser observada. A má qualidade da água pode ser causada pelo mau tratamento na estação de abastecimento ou, até mesmo, pode ser um problema na sua caixa d’água.
A higienização do reservatório de água da sua casa é um serviço importantíssimo! Ela previne uma série de doenças e garante que você tenha água sempre limpa e pura para consumo. Além disso, impede o surgimento de fungos, bactérias, protozoários e até algas. Sendo assim, evita possíveis contaminações e garante a higiene e a saúde de toda a família!
Onde realizar?
A limpeza de caixa d’água é um serviço profissional realizado por empresas especializadas no ramo. Portanto, não deve ser feita por você! E, sim, por profissionais qualificados, treinados e uniformizados. A Insect Bye é referência nessa atividade e garante toda a expertise necessária para uma higienização completa e eficaz do seu reservatório. Entre em contato conosco e peça seu orçamento!
Gostou do nosso artigo sobre a qualidade de água no Rio de Janeiro? No blog da Insect Bye você encontra outros conteúdos semelhantes a este. Confira alguns artigos que podem ser úteis para você: