Conheça nosso Blog
Tipos de ratos brasileiros
Publicado em 01 de junho de 2018

Saiba quais são os tipos de ratos

Os roedores urbanos mais comuns estão à solta e por muitas vezes perdemos o controle da sua infestação. Seja no trabalho, em casa ou na estação de metrô, os ratos têm alta capacidade de proliferação e não é nada incomum esbarrar com um. Mas você sabe identificá-los? É importante que saiba quais são os tipos de ratos para que você esteja cada vez mais protegido das doenças transmitidas pelos roedores.

Existem mais de 1700 tipos de ratos distribuídos pelo mundo, as três que listaremos a seguir são as mais comuns no Brasil e, por estarem tão próximas ao homem, são espécies sinantrópicas, que se adaptaram ao estilo de vida das pessoas e convivem com elas (mesmo contra a sua vontade).

Conheça os tipos de ratos mais comuns no Brasil

1 – Camundongo (Mus musculus)

 

O mamífero mais caçado de todos entre os tipos de ratos e o de mais fácil identificação por causa do seu pequeno tamanho. As orelhas são grandes e não possuem membrana interdigital, logo, não são bons nadadores. Ainda bem, pois, assim como o gato, o camundongo não gosta da ideia de molhar o pelo e prefere lamber-se para remover as sujeiras, pulgas, piolhos e outros parasitas. Ah, eles ainda podem ser atraídos pela música, assim como nós.

2 – Rato-de-telhado (Rattus rattus)

 

O famoso rato-de-navio. A cauda é o grande critério de diferenciação deste tipo de rato, já que é maior que o comprimento da cabeça e corpo juntos. As orelhas são grandes e poderiam facilmente cobrir parcialmente seus olhos se dobradas para frente, o nariz é
pontiagudo e olhos grandes. Comem de tudo, mas dão preferência aos frutos, cereais e vegetais. O rato-de-telhado costuma viver em lugares altos, mas circulam pelo solo na ausência das ratazanas.

3 – Ratazana (Rattus novergicus)

 

Rato-de-esgoto. Diferencia-se das outras espécies pela cauda, que é mais curta que o comprimento da cabeça e corpo juntos. Possuem pêlos ásperos, orelhas pequenas, nariz arredondado e olhos pequenos em relação ao resto da cabeça. Esta espécie é habilidosa em nadar e escavar, porém nem tanto assim em escalar. São encontrados, majoritariamente, nas beiras dos rios e córregos, depósitos de lixo, rede de esgoto, etc. A alimentação está baseada em lixo caseiro, cereais e carnes.

A prevenção mais precisa contra infestação de ratos é a desratização e, para isso, você pode contar com a dedetizadora Insect Bye. Temos 20 anos de experiência, com serviço de qualidade e responsabilidade ambiental. Se você procura uma dedetizadora do RJ , entre em contato conosco e saiba sobre nossos serviços.

Links úteis:
dedetização rj
dedetização rio de janeiro

CategoriasPosts RecentesTags