Conheça nosso Blog
Publicado em 21 de julho de 2014

O que representa a certificação NR33?

Para limpeza e desinfecção de caixa d’água, contrate especialistas 

Muitas pessoas consideram a limpeza de caixa d’água um processo simples e fácil de realizar. Mas estão muito enganadas. É um serviço que inclui riscos de acidentes e de contaminação. A limpeza de reservatórios deve seguir alguns padrões técnicos e, por isso, devem ser realizados por especialistas.  Embora não haja estatística específica no Brasil, sabe-se que o número de acidentes em espaços confinados é bastante alto. E geralmente são fatais. Os principais motivos são falta de informação sobre riscos inerentes à atividade e falta de uso dos equipamentos de proteção. Para diminuir estas ocorrências, foi criada no Brasil a Norma Regulamentadora 33, que tem como objetivo estabelecer requisitos mínimos para identificação de espaços confinados, além de orientar o reconhecimento, avaliação, monitoramento e controle de riscos existentes a fim de garantir a segurança e saúde dos trabalhadores. Esta norma foi inspirada em modelos norte-americanos de sucesso.

Mas o que são espaços confinados?

De acordo com a norma, espaços confinados são “áreas ou ambientes não projetados para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio”.

Apesar de a definição ser relativamente simples, ela gera muitas dúvidas em empresas e trabalhadores. Uma caixa d’água, por exemplo. Quando está cheia de água, cumprindo sua função, não é um espaço confinado. Quando está vazia para a manutenção, torna-se um espaço confinado. Por isso é tão importante contar com trabalho de profissionais capacitados e empresas especialistas na atividade.

O que levar em conta na contratação de empresa terceirizada?

A limpeza de reservatórios é uma atividade de risco. Por isso, alguns documentos e posturas devem ser exigidos de quem realiza este tipo de serviço.

Em relação à empresa, esta deve apresentar os seguintes documentos:

PPRA – Programa Preventivo de Riscos Ambientais, contemplando esta atividade;

PCMSO – Programa Médico de Saúde Ocupacional, baseado no PPRA, estabelece exames de contratação e de revisão de rotina aos operadores desta atividade.

O operador que executará a limpeza deve possuir:

ASO – Atestado de Saúde Ocupacional, o que garante que o operador escalado está liberado para este tipo de atividade;

Certificado de NR35 – Norma regulamentadora para trabalho em altura, aplicável acima de 2 metros a partir do pé do operador (grande parte de reservatórios) comum para caixas de maior volume e/ou qualquer superior ao prédio onde não se tenha um raio mínimo contínuo de 3 metros de sobra de piso;

Certificado de NR33 – Norma regulamentadora para trabalho em espaço confinado, enquadrando qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, aplicável a grande parte de reservatórios de maior volume.

Na execução do serviço é obrigatório o uso de equipamentos de segurança individual e coletivo como; cinto de segurança em Y, tripé de resgate, medidor de gases, talabartes, trava quedas, e equipamentos adequados (lavadoras, escovas, escada), além de luvas e roupas apropriadas (incluindo sempre o calçado).

A limpeza segue as seguintes etapas:

1) Esgotamento da caixa ou reservatório;

2) Lavagem das paredes internas;

3) Enxágue;

4) Esgotamento dos resíduos provenientes da limpeza;

5) Aspersão de hipoclorito de sódio;

6) Reabastecimento da caixa;

7) Laudo bacteriológico.

A recomendação é de que a manutenção e limpeza sejam feitas de seis em seis meses, afastando o risco de doenças.

Devido aos riscos, não é recomendável fazer a limpeza por conta própria. Em algumas regiões, a não contratação de serviços especializados pode até gerar multas.

Garanta a qualidade do serviço e sua tranquilidade. Contrate empresas especializadas.

Links úteis:

dedetização;

dedetização rj;

dedetizadora;

limpeza de caixa d’água;

desratização.

 

 

CategoriasPosts RecentesTags