Conheça nosso Blog
chikungunya, dengue e zika
Publicado em 13 de dezembro de 2018

Entenda as diferenças entre chikungunya, dengue e zika

Chikungunya, dengue e zika são vírus transmitidos pelo mesmo vetor: o mosquito Aedes aegypti. Além de possuírem o mesmo inseto como vetor, essas doenças apresentam sintomas semelhantes, o que dificulta a realização de um diagnóstico preciso. Por conta disso, muitos pacientes não conseguem diferenciar uma enfermidade da outra. Tal fato pode apresentar riscos aos indivíduos e levá-los à morte. Pensando nisso, a Insect Bye preparou este artigo para explicar as principais diferenças entre as doenças. Saiba mais, a seguir.

Principais diferenças entre chikungunya, dengue e zika

Primeiro, é necessário saber que chikungunya, dengue e zika possuem, basicamente, os mesmos sintomas. São eles: febre, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, enjoo e manchas vermelhas pelo corpo. No entanto, existem algumas características e sinais específicos que podem ajudar a diferenciar as três doenças entre si.

Chikungunya

sintomas de chikungunya, dengue e zika

A principal manifestação clínica da chikungunya é a chamada artralgia, ou seja, fortes dores nas articulações, principalmente nas palmas dos pés e das mãos. Esse sintoma, inclusive, pode permanecer por vários meses, mesmo que a febre já tenha ido embora. Em muitos casos, anti-inflamatórios e até fisioterapias podem ser indicados ao paciente para alívio da dor, caso ela persista.

A enfermidade também apresenta febre alta por 2 ou 3 dias, com temperatura maior que 38ºC, além de coceira leve e inchaço frequente nas articulações. Dor de cabeça moderada e manchas vermelhas podem surgir do 1º até o 4º dia. Diferentemente da dengue e zika, a chikungunya é considerada a mais branda entre as doenças causadas pelo Aedes aegypti.

Zika

doenças da chikungunya, dengue e zika

A Zika é a doença causada pelo Aedes aegypti que apresenta os sintomas mais leves. Aliás, na maioria dos casos, o paciente está infectado e não apresenta qualquer sintoma. Entretanto, um sinal clínico específico da Zika é o rash cutâneo e o prurido, ou seja, manchas vermelhas na pele que provocam intensa coceira. Tal sintoma pode aparecer logo nas primeiras 24 horas e, geralmente, não dura mais que 7 dias.

A febre é mais baixa e as dores nas articulações, nos músculos e nas costas são mais leves. Há presença de hiperemia conjuntival, irritação que deixa os olhos vermelhos e provoca aversão à luz. A Zika pode acarretar em complicações neurológicas, como a Síndrome de Guillain-Barré, que causa paralisia cerebral. Portanto, percebe-se uma diferença pontual entre chikungunya, dengue e zika.

Dengue

dengue e zika

A dengue é a doença mais grave em comparação com a chikungunya e com a Zika. No Brasil, há 3 tipos de dengue mais comuns e todos causam os mesmos sintomas. O quadro clássico da doença é apresentado pela febre alta acompanhada de fortes dores de cabeça (cefaleia). Além de dores nos olhos, náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal, tonturas, sangramento de mucosa, fadiga e intensa dor muscular e óssea.

A partir do terceiro dia de febre, é comum surgir o rash, manchas avermelhadas no tórax e membros superiores. Pode haver comprometimento de órgãos, como pulmões, coração, fígado, rins e do sistema nervoso central. Vale ressaltar que a dengue hemorrágica é a mais perigosa de todas, podendo levar o paciente a óbito.

Dedetização é a solução para exterminar o Aedes aegypti

Quer eliminar o mosquito da dengue da sua casa? A forma mais eficaz é fazer uma dedetização completa para eliminar os focos de reprodução do inseto e controlar sua entrada no ambiente.

Para isso, conte com a Insect Bye! Somos uma dedetizadora no Rio de Janeiro especializada em exterminar diversos tipos de insetos e pragas urbanas em residências, empresas e condomínios. Portanto, entre em contato conosco e saiba como se livrar do inseto que transmite chikungunya, dengue e zika de uma vez por todas!

CategoriasPosts RecentesTags