Na imagem vemos um reservatório limpo. Aprenda a evitar a geosmina na caixa d’água!
Publicado em 03 de maio de 2021

Medo da geosmina na caixa d’água? Entenda melhor e veja como evitar!

No ano passado, o Rio de Janeiro sofreu com a contaminação das águas pela Geosmina. Foi preocupante devido às consequências de ingerir tal substância. Um ano depois, em 2021, a crise da poluição hídrica voltou a abalar o estado. Uma das preocupações da população é a presença da geosmina na caixa d’água.

Ao atingir a cisterna, o contato do morador com as bactérias é ainda mais direto. Dessa forma, é preciso evitar esse contágio hídrico. Por isso, a Insect Bye montou este artigo. Nós iremos lhe explicar melhor o que é essa contaminação e como você pode evitar a presença da geosmina na caixa d’água. Continue lendo para saber mais!

O que é a geosmina?

A geosmina é um composto orgânico produzido por microrganismos presentes na água e sintetizado por algas. Geralmente, a presença dela é relacionada à contaminação do manancial por esgoto. Apesar disso, ela não aparece apenas nesses casos. Seu surgimento pode acontecer pela presença e concentração maior de nutrientes, o que ocorre em diferente casos como:

  • carreamento de fertilizantes agrícolas;
  • derramamento de resíduos domésticos;
  • despejo de efluentes industriais.

A contaminação da água com a geosmina não é tóxica, mesmo que cause alterações no odor e sabor do líquido. Algumas vezes, a ingestão dela gera problemas como diarreia e dores abdominais. Mas o quadro não permanece por muito tempo depois que o indivíduo deixa de consumir o líquido contaminado.

Porém, como dito anteriormente, a presença do composto pode estar relacionada à aparição de outras substâncias. Essas, por sua vez, podem causar mudanças na cor e, sim, serem prejudiciais à saúde. Por causa disso, é interessante que a água seja limpa ou estudada. Do mesmo jeito, o reservatório deve passar por um processo de higienização.

Quando surge?

Apesar de algumas pessoas acharem que a geosmina surgiu recentemente, essa não é a verdade. Em 2001, por exemplo, o Rio de Janeiro também sofreu a crise hídrica causada pela presença da substância na rede que abastece a Cidade.

Segundo especialistas, durante o verão há uma maior chance do surgimento da geosmina. Afinal, devido às altas temperaturas, o processo de decomposição da matéria orgânica é acelerado. Esse sistema libera nutrientes, como os microrganismos. Esses podem ser bactérias, cianobactérias ou fungos.

Dessa forma, fica explicada a aparição da substância na água na mesma época do ano. O motivo do surgimento é relacionado à falta de saneamento básico. A função exata da geosmina ainda é desconhecida.

A presença da geosmina na caixa d’água

A água que chega às casas é tratada e distribuída pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro – Cedae. Porém, o líquido ainda tem apresentado alterações em algumas regiões da Cidade.

Não é interessante, no entanto, que exista líquido contaminado com a geosmina na caixa d’água. Isso pode ser justificado pelo mau cheiro, gosto diferenciado e outros fatores que se relacionam com as más condições de saúde ao ingerir a mistura de água com essa substância. Dessa forma, é considerável implantar medidas para evitar, entre outras substâncias, a geosmina na caixa d’água.

Como evitar a geosmina na caixa d’água?

1- Instalar ou limpar o filtro d’água

Uma das maneiras de evitar geosmina na caixa d’água é instalando um filtro. Esse sistema evita que sujeiras e outras partículas entrem no reservatório.

Depois de instalado o filtro para cisterna, deve-se realizar a limpeza de forma periódica. A higienização retira o excesso de resíduos e substâncias recolhidas, além de diminuir a chance de contaminações.

2- Acrescente o carvão ativado

A Cedae tem acrescentado carvão ativado na água para diminuir a influência da geosmina no odor e sabor da água. Da mesma forma, ao instalar o filtro de reservatório você pode adicionar o material no sistema. Dessa maneira, você estará combatendo esses fatores, além do próprio composto orgânico.

3- Faça a limpeza de caixa d’água

Outra maneira indicada para evitar a presença de geosmina na caixa d’água é contratar um serviço de limpeza. Apesar de poder ser feita de forma caseira, é interessante chamar um especialista. Apenas este terá o conhecimento e experiência necessários. É importante ter alguns cuidados ao fazer limpeza de caixa d’água.

Conte conosco!

A Insect Bye é uma empresa de limpeza de caixa d’água no RJ. Quer evitar a contaminação da cisterna? Nós oferecemos um ótimo serviço. Entre em contato conosco e faça um orçamento! Evite a presença da geosmina na caixa d’água!

Além da limpeza do reservatório, nós também fazemos sanitização, dedetização, entre outros. Visite nosso site e conheça mais sobre nossos outros serviços.

Gostou deste artigo? Em nosso blog você encontra mais como este. Veja algumas sugestões!