desratização em residência
Publicado em 28 de abril de 2020

Saiba como ocorre o serviço de desratização em residência

Ratos, ratazanas, camundongos… Com certeza você já enfrentou problemas com esses roedores invadindo a sua casa, não é mesmo? Eles são consideradas pragas urbanas, já que começam ocupando pequenos espaços e terminam infestando uma propriedade inteira. Esses animais podem trazer grandes prejuízos à população uma vez que são transmissores de doenças, como leptospirose, peste bubônica, entre outras. Portanto, contar com um serviço especializado de desratização em residência é essencial para eliminar os roedores. Veja como ele ocorre, a seguir.

Infestação de ratos X desratização em residência

Sinalização de sem ratos, significando desratização em residência

Infestação

Os roedores são mamíferos de hábitos noturnos. Isto quer dizer que, se você encontrar algum deles durante o dia, é provável que a infestação já esteja em estágio avançado. Os ratos comem todos os tipos de alimentos e constroem seus ninhos em locais propícios à sua infestação. Nesse caso, eles procuram por áreas onde encontram os seguintes agentes facilitadores: alimento, acesso, abrigo e água.

É possível encontrar os vestígios deixados pelos roedores. Portanto, preste atenção nos seguintes sinais: trilhas, manchas de gorduras em paredes e canos, fezes, roeduras em tapetes, cortinas e móveis, tocas e ninhos. A qualquer sinal de foco de ratos, você deve contratar a desratização em residência imediatamente!

Problemas

A presença dos roedores representa um grande risco à saúde da população. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), eles podem transmitir cerca de 200 doenças. A transmissão ocorre, principalmente, pela contaminação de alimentos. Em contrapartida, a leptospirose é contraída quando há contato entre a pele humana e a urina animal.

Além disso, os roedores também causam enormes prejuízos econômicos. Isso ocorre porque eles competem o consumo de alimentos com a população humana. Eles causam uma perda anual de 4% a 8% da produção de cereais, raízes e sementes. Também são responsáveis pela destruição de cabos elétricos e ocorrência de incêndios.

Serviço

A desratização em residência é um serviço que visa exterminar roedores em geral. Ou seja, camundongos, ratos-pretos, ratos de telhado, ratazanas e outras espécies. Em geral, esses animais são encontrados em quintais, redes de esgotos, cozinhas, forros e outros locais estratégicos.

O procedimento de desratização começa com a visita de um profissional técnico ao local infestado. A princípio, é feita uma avaliação de metragem, foco e histórico da área onde o roedor foi encontrado. Após um diagnóstico preciso, são indicados os melhores métodos de controle para combater as espécies identificadas.

Dicas para evitar a infestação de ratos

  • Ponha borrachas embaixo das portas para impedir o acesso dos ratos à residência;
  • vede as redes de esgoto, vaso sanitário, buracos no quintal e outros locais de entrada;
  • descarte o lixo e os alimentos corretamente;
  • escoa água de recintos propícios à infestação de ratos.

Principais técnicas de controle de ratos

técnicas de desratização em residência

O serviço de desratização em residência pode ser feito através de métodos distintos. A escolha da melhor técnica depende das características da infestação. Veja, a seguir, os artifícios mais utilizados para eliminação de roedores.

Iscagem

Esta técnica inclui a distribuição de armadilhas com veneno em pontos estratégicos da residência. Nesse caso, são utilizadas iscas frescas que simulam o alimento do roedor para atraí-lo e envenená-lo. Em geral, esses produtos são resistentes à umidade e temperaturas extremas. A iscagem é a solução ideal para ambientes com alta infestação e alta oferta de alimentos.

Polvilhamento

O método de polvilhamento utiliza um pó seco inodoro para fazer a desratização em residência. As partículas do produto devem entrar em contato direto com o roedor para fazer efeito. Dessa forma, o polvilho deve ser aplicado nos locais onde os ratos passam, como dutos, tocas e esconderijos. É um sistema rápido e que pode ser utilizado junto à iscagem.

Dispositivo de captura

Um dos métodos não químicos utilizados durante a desratização em residência. Nesse caso, armadilhas especiais são montadas estrategicamente próximas aos focos de infestação. Entre elas, as mais usadas são estações adesivas, gaiolas, caixas e ratoeiras modernas. É ideal para controlar colônias menores e com baixo nível de proliferação.

A Insect Bye é especialista em desratização!

A Insect Bye é uma dedetizadora do Rio de Janeiro com mais de 20 anos de experiência! Somos especialistas em desratização em residências, empresas e indústrias. Possuímos certificação do Programa de Proteção Bayer, que atesta a qualidade dos serviços de controle de pragas.

Nosso processo de desratização inclui a união de ações corretivas e de eliminação para exterminar todos os roedores. Utilizamos controle químico ou métodos mecânicos para colocar a desratização em prática — a escolha da melhor técnica depende da nossa rígida avaliação. Portanto, se você suspeita que existem ratos, camundongos e ratazanas invadindo sua casa, não pense duas vezes! Entre em contato conosco e garanta a proteção de toda a sua família.

Este artigo foi útil para você? Continue lendo sobre o assunto no blog da Insect Bye! Lá, já falamos sobre infestação de ratos em condomínios, verdades e mitos sobre ratos, tipos de ratos, diferença entre rato e camundongo e muito mais. Confira!