Conheça nosso Blog
tipos de escorpião no Brasil
Publicado em 24 de maio de 2019

Conheça os principais tipos de escorpião no Brasil

A proliferação de escorpiões ao redor do país é uma realidade cada vez mais comum. Geralmente, a infestação dessas pragas ocorre em ambientes urbanos. Nestes locais, os aracnídeos encontram alimento e abrigo em abundância. Porém, é preciso tomar cuidado! Eles picam e seu veneno pode ser letal. Para te ajudar a identificar o animal que invadiu sua casa, a Insect Bye preparou este artigo com os principais tipos de escorpião no Brasil. Confira!

Tipos de escorpião no Brasil

Escorpião-amarelo (Tityus serrulatus)

Escorpião-amarelo tipos de escorpião

Este é um dos tipos de escorpião mais comuns no Brasil, principalmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. O aracnídeo possui tronco escuro, pernas e caudas amarelas e mede cerca de 7 cm de comprimento. É considerado o segundo escorpião mais perigoso do mundo. Em terras brasileiras, é conhecido por causar acidentes graves com registro de óbitos — crianças são as vítimas mais afetadas.

Escorpiões dessa espécie possuem uma característica rara, chamada de partenogênese. Ou seja, as fêmeas conseguem se reproduzir sozinhas, sem a presença de um macho. Por conta disso, são capazes de gerar até 20 filhotes em uma única gestação.

Escorpião-preto (Tityus bahiensis)

Escorpião-preto tipos de escorpião

Também conhecido como escorpião-marrom, esse aracnídeo mede cerca de 6 cm de comprimento. Sua coloração é predominantemente escura, com patas castanhas e dorso marrom escuro. Assim como o escorpião-amarelo, essa espécie se alimenta de insetos, principalmente baratas. Estas são facilmente encontradas em entulhos, lixos e outros locais úmidos.

O escorpião-preto é um dos tipos de escorpião menos agressivos. Inclusive, seu veneno é menos potente. Porém, é necessário tomar certo cuidado para evitar a picada. Diferentemente do escorpião-amarelo, o escorpião-preto se reproduz mediante a interação entre o macho e a fêmea.

Escorpião-do-nordeste (Tityus stigmurus)

Escorpião-do-nordeste tipos de escorpião

Como o próprio nome já diz, é um dos tipos de escorpião mais encontrados no Nordeste do Brasil. Sua coloração é amarelada devido à sua capacidade de se camuflar no solo árido em que habita. Uma característica física exclusiva da espécie é um triângulo negro em seu cefalotórax e uma faixa ao longo do corpo. Desse modo, é mais fácil identificá-lo.

Estes aracnídeos medem cerca de 7 cm de comprimento e possuem hábitos noturnos. Assim como o escorpião-amarelo, também se reproduzem por partenogênese. Normalmente, habitam ambientes úmidos e escuros, como casas de barro e madeira acumulada.

Uma curiosidade interessante sobre essa espécie é que sua visão é muito ruim. Por isso, os animais se orientam por pelos sensoriais que identificam vibrações no solo e no ar.

Elimine os escorpiões agora mesmo!

Depois de conhecer os tipos de escorpião e identificar qual deles está infestando sua casa, chegou a hora de eliminá-los! A melhor solução para o problema é realizar uma dedetização completa nos focos de proliferação do aracnídeo. Para isso, você pode contar com os serviços dedicados da Insect Bye.
Somos uma dedetizadora no RJ que utiliza métodos eficazes para exterminar escorpiões, baratas, ratos, mosquitos e diversos outros animais invasores. Utilizamos uma metodologia exclusiva de controle de pragas urbanas em residências, empresas e condomínios. Livre-se agora mesmo dos escorpiões com a nossa ajuda! Entre em contato e solicite seu orçamento.

CategoriasPosts RecentesTags