Conheça nosso Blog
baratas
Publicado em 03 de outubro de 2016

Principais doenças causadas por baratas

As baratas são consideradas insetos nojentos por grande parte da população. Pelo fato de elas viverem em esgotos e locais contaminados, muitas pessoas chegam a ter verdadeira fobia e até pavor desse inseto. Se a sua casa recebe normalmente essa desagradável visita, fique atento! Existem muitas doenças causadas por baratas que podem prejudicar sua saúde. Não acredita? Leia este artigo até o final e saiba tudo sobre o assunto.

Infestação de barata: um mal dentro da sua casa!

As baratas são capazes de se infiltrar nos lares de grandes cidades. Existem 3.500 espécies no mundo, mas somente 1% desse total é considerado praga urbana. Dentro dessa porcentagem mínima, duas espécies se destacam: a barata de esgoto e a barata francesinha. Ambas têm hábitos noturnos, ocupam locais escuros e transitam pelo lixo e esgoto.

Prejuízos

As baratas são degradadoras da matéria orgânica, ou seja, se alimentam de restos de animais ou vegetais. Além disso, também carregam agentes patogênicos consigo, como bactérias e germes. Dessa forma, muitas pessoas sofrem com as doenças causadas por baratas, mesmo que não tenham consciência de que esses insetos foram os principais responsáveis.

As baratas produzem secreções odoríferas que, quando liberadas de seu pequeno corpo, impregnam o ar do ambiente e deixam um sabor ruim nos alimentos. Elas também causam prejuízos materiais quando se multiplicam no interior de algum aparelho eletrônico, ou quando roem roupas e tecidos.

Conheça as doenças causadas por baratas

baratas

O maior risco que as baratas oferecem é de carregarem no seu corpo bactérias, fungos, protozoários e vírus. Ou seja, elas agem como vetores, ajudando na contaminação dos humanos.

Os principais sintomas de doenças transmitidas por baratas podem ser confundidos com os sintomas de uma virose rotineira. São eles: diarreia, febre, dores abdominais e náuseas. Alguns pacientes também chegam a ficar com pele e olhos amarelados. Na maioria dos casos, com o tratamento adequado, o paciente consegue alcançar a cura.

Veja, a seguir, as principais doenças causadas por baratas. Fique atento!

Hepatite A

A hepatite A, também conhecida como amarelão, consiste em uma inflamação no fígado causada por um vírus. Geralmente tem um curso benigno e evolui para a cura instantânea em 90% dos casos.

Sua transmissão acontece por ingestão de água e alimentos contaminados ou manipulação de objetos pessoais que estiverem contaminados. Os principais sintomas são: febre, dores abdominais, náuseas, e ainda diarreia por pelo menos um mês.

Febre Tifoide

Uma das doenças causadas por baratas é a Febre Tifoide. Ela é causada pela Salmonellatyph (mais conhecida como Salmonella). Essa doença também é transmitida através de água ou alimento contaminado, e até (pasmem!), através do beijo.

Conjuntivite, pneumonia e lepra

Além da Febre Tifoide, existem outras doenças causadas por baratas: conjuntivite, pneumonia e até lepra. Acredita-se que o vibrião da cólera é levado pela barata dos esgotos para os ambientes domésticos.

Crise alérgica

Outro problema de saúde ocasionado são as reações alérgicas. Elas são provocadas por restos deteriorados do corpo do inseto e por suas fezes que são pulverizadas no ambiente. Quando alguém alérgico inala essas partículas, desencadeia uma crise.

Cuidados para evitar infestação de baratas

  • Esvazie as lixeiras e os cestos frequentemente para não acumular lixo;
  • organize documentos e papéis em pastas, e jogue fora o que não serve mais;
  • lave as louças imediatamente, ou, caso não seja possível, encha-as com água;
  • não deixe pratos sujos, sobras de alimentos e migalhas espalhados pela casa;
  • passe um pano úmido no chão diariamente para limpar sujeira, restos de alimentos e gordura;
  • embale, tampe e vede muito bem todas as embalagens de alimentos;
  • armazene a comida que deve ser refrigerada sempre dentro da geladeira;
  • feche aberturas, rachaduras e quaisquer frestas nas paredes;
  • mantenha escombros provenientes de obras e reformas longe de casa.

Dedetização de baratas é a solução

Se você percebeu que há uma infestação de baratas na sua casa, não se abstenha! Mantenha sempre os alimentos bem fechados e lave os utensílios antes de usar. Nas patas das baratas, existem milhares de microrganismos que poderão contaminar tanto alimentos, quanto objetos pessoais. Além, é claro, de transmitir várias doenças.  

Em caso de infestação de barata, o controle químico é fundamental. Pulverização, iscagem e inseticida são os métodos mais assertivos para eliminar esses insetos indesejados. Nesse caso, contar com um serviço profissional de empresas dedetizadoras é a melhor solução!

Insect Bye é a melhor dedetizadora do RJ

A Insect Bye é a melhor dedetizadora do Rio de Janeiro! Os motivos são infinitos: temos mais de 20 anos de experiência no mercado, utilizamos produtos e equipamentos de ponta, temos uma equipe especializada e atualizada, oferecemos menor risco contaminação ambiental… Você não vai perder a chance de contar conosco, vai?

Então, se você não quer ser contaminado com nenhuma das doenças causadas por baratas, entre em contato  agora mesmo!

Gostou deste artigo? Leia outros conteúdos interessantes no blog da Insect Bye! Lá, você encontra artigos como: curiosidades sobre baratas, alergia a barata, anatomia da barata e muito mais. Acesse e confira!

Categorias Posts Recentes Tags