Conheça nosso Blog
Conheça anatomia da barata
Publicado em 07 de novembro de 2018

Anatomia da barata: conheça o inseto detalhadamente

Elas acompanham gerações e causam pavor para muitas pessoas. Estão em todos os lugares, seja no esgoto ou parede do quarto. O que poucos se perguntam e que pode ser muito importante é em como o corpo do inseto é constituído. Estudando a anatomia da barata, é possível perceber que baratas não se diferenciam muito de outros insetos.

Anatomia da barata: tudo o que você precisa saber

Cabeça, tórax e abdômen. Até então, comum nos corpos de diversos insetos. Assim são formadas as baratas. Podem sobreviver por até um mês sem a cabeça e aguentam dez vezes mais radiação do que nós, humanos. Em São Paulo, por exemplo, estima-se que há 200 baratas para cada pessoa. Isso é muito para alguém que tenha medo, certo?

Cabeça

O par de antenas possibilita que a barata sinta gostos e cheiros. O cérebro está em sua cabeça, mas são gânglios nervosos ao longo do corpo que estimulam o sistema nervoso. A respiração não acontece por meio da boca ou de um nariz, mas por buracos nas laterais. Já os olhos são constituídos por células fotorreceptoras cercadas por um anel chamado esclerita ocular.

Tórax

O tórax liga os três pares de pernas e asas, quando existentes (machos). As pernas mais curtas, as protorácicas, estão próximas à cabeça e funcionam como freios. As mesotorácicas são as pernas do meio e possibilitam o aumento ou diminuição da velocidade. As pernas metatorácicas são as pernas traseiras e mais longas e movem o inseto para frente.

Abdômen

Aqui está o coração em formato de tubo que encaminha o sangue para o tecido e órgãos. Diferentemente dos seres humanos, o sangue de barata não usa hemoglobina, logo, é incolor em vez do tradicional vermelho. O movimento acontece por meio da hemocele, uma rede de espaços. A gordura é armazenada no corpo de gordura e o sistema digestivo tem semelhanças com o de mamíferos. A única diferença é que as baratas possuem características na digestão que facilitam o consumo de materiais duros e celulose.

Fases da barata

Ao estudar a anatomia da barata faz-se necessário entender como as fases da vida do inseto são divididas. O ciclo de vida é constituído por três níveis, são eles:

Ooteca

As crias das baratas ovíparas são carregadas em uma bolsa chamada ooteca, no abdômen. Cada espécie dita a quantidade de ovos que cada ooteca suporta. É comum que as baratas escondam as crias quando estão prestes a quebrar os ovos. A barata cuida para que a ooteca permaneça úmida e cuida dos filhotes depois que nascem.

Ninfa

O que nasce do ovo é chamado de ninfa. É a fase jovem de uma barata. Na maioria das vezes são brancas e ganham o tom marrom um pouco depois. Na fase de crescimento, a ninfa troca de pele diversas vezes até se tornar uma barata adulta.

Adulta

O tempo de vida, de acordo com o estudo da anatomia da barata, juntamente com o tamanho varia para cada espécie. A barata americana tem a longevidade de três a quatro anos e tamanho máximo de quatro centímetros; barata de Madagascar vive até cinco anos com estatura máxima de nove centímetros; a germânica vive até um ano com estatura máxima menor que dois centímetros. Mas os dados apontam que, na vida real, a maioria não passa dos seis meses de vida.

Curiosidades

– Se perder uma das patas, a regeneração leva poucos dias;
– pela capacidade de atingir alta velocidade, se fossem seres humanos fariam 320 km/h rapidamente;
– uma barata pode gerar mais de oitocentas outras;
– são diversas as doenças já catalogadas que são transmitidas pelo inseto;
– as baratas sobrevivem meses sem beber água, diferentemente de outros animais;
– o fóssil mais antigo de barata é de duzentos milhões de anos.

Dedetização

Anatomia da barata dedetização

Entender a anatomia da barata é interessante para qualquer pessoa que deseja conhecer aquilo que a cerca. Para evitar o contato com o inseto e possíveis transtornos, contrate um serviço de dedetização. Conte a Insect Bye, empresa de dedetização no Rio de Janeiro. Acesse nosso site e saiba como prolongar os efeitos da dedetização de baratas. Além disso, conheça diferença entre baratas e cupins, o futuro do leite de barata e a possibilidade de proliferação de baratas em aparelhos de videogame.

CategoriasPosts RecentesTags