Dedetização de Pulgas – casas e jardins

Programa Proteção BayerDedetização de pulgas no Rio de Janeiro é com a Insect Bye! Atuamos no processo de controle e combate de pulgas com as mais modernas técnicas e produtos disponíveis no mercado. A dedetização de pulgas que a Insect Bye oferece é realizada por uma equipe qualificada, que visa garantir sempre os melhores resultados e segurança para os clientes.

Biologia da Pulga

As pulgas são parasitas de animais de sangue quente. Elas pertencem à ordem Siphonaptera. Não possuem asas e têm o corpo achatado lateralmente, o que permite mover-se suavemente entre as peles de animais que parasitam e as tornam difíceis de apanhar. Suas pernas longas e poderosas lhes permitem saltar 20 cm verticalmente e 40 cm horizontalmente. Os adultos têm um aparelho bucal perfurador e sugador. Apresentam um ciclo de metamorfose completo (ovo, larva, pupa e adulto). A fêmea põe de 300 a 400 ovos no chão, tapetes, camas, móveis, etc., que eclodem em mais ou menos 7 a 14 dias. As larvas são minúsculos vermes com aparelho bucal mastigador e alimentam-se de detritos orgânicos e excrementos de pulgas adultas. Dependendo das condições ambientais e disponibilidade de alimentos, transformam-se em pupas em um período que pode variar de uma semana a vários meses. Depois de completar seu desenvolvimento, não emerge imediatamente de seu casulo de pupa, podendo demorar dias, meses, até um ano - o que explica a presença de pulgas em lugares que tenham permanecidos desabitados por longos períodos. Uma pulga adulta pode jejuar até um ano. Em adição ao desconforto, podem provocar complicados quadros de alergia na pele picada, podendo ser hospedeiros intermediários e transmissores de parasitas e agentes infecciosos.

Principais espécies:

  • Xenopsylla cheopis: é a pulga dos ratos que coabitam com o homem (Rattus norvegicus, Ratazana e Rattus rattus). É a principal transmissora da peste bubônica e do tifo murino ao homem. Foi introduzida em todos os países do mundo através dos roedores citados, presentes em navios mercantes, particularmente na segunda metade do século XIX. É conhecida como a pulga oriental dos ratos. É semelhante à pulga dos humanos.
  • Ctenocephalides canis: é a pulga que parasita os cães.
  • Ctenocephalides felis: pulga que parasita os gatos. Mede aproximadamente de 2 a 3 mm de comprimento.
  • Echidnophaga gallinacea: suga o sangue das aves. É conhecida como a pulga perfurante das aves domésticas. É semelhante à pulga dos humanos. Também pode ser encontrada em cães e gatos.
  • Nosophyllus fasciatus: parasitam os coelhos. É conhecida como a pulga dos ratos do norte.
  • Pulex irritans: é a pulga que mais freqüentemente ataca o homem, conhecida como a "pulga dos humanos". Entretanto, também pode ser encontrada em animais.

Prevenção e combate: dedetização de pulgas

Mantenha sempre limpo o local onde seu animal dorme, removendo e lavando todos os objetos (panos, cobertores, etc.) uma vez por semana. Em ambientes com piso de tacos ou tábuas, todos os vãos existentes devem ser calafetados, uma vez que podem servir de abrigo para pulgas no ambiente. Tapetes, carpetes e capachos devem ser aspirados para a remoção dos ovos, larvas, casulos e adultos de pulgas. As casas devem ser limpas pelo menos uma vez por semana, com o auxílio de um aspirador de pó. IMPORTANTE: Descarte o filtro do aspirador após a limpeza, pois as larvas das pulgas podem eclodir dos ovos coletados pelo aspirador ou pulgas adultas podem emergir de suas pupas e reinfestar o ambiente. Apare a grama e faça a limpeza periódica de quintais e jardins para evitar ambientes úmidos e adequados para o desenvolvimento das larvas. Faça o controle de roedores no terreno da residência, pois estes são hospedeiros de pulgas que transmitem doenças. Faça a dedetização periódica na sua residência. Para isso, chame a Insect Bye, garantia de qualidade em dedetização de pulgas.