Na imagem vemos um imóvel alugado infestado de formigas.
Publicado em 02 de agosto de 2021

O imóvel alugado está infestado de pragas! E agora, quem paga a conta?

O número de insetos aumenta consideravelmente em diferentes épocas do ano. As famosas baratas, mosquitos e ratos acabam coexistindo num mesmo ambiente: a nossa casa. No caso de quem mora em uma casa ou apartamento alugado, uma dúvida é frequente: quem paga a conta no caso de dedetização baratas rj? O locador ou o locatário? Como ambos têm responsabilidades pelo imóvel alugado, essa questão causa incertezas e pode confundir as pessoas no momento da contratação do serviço. Leia este artigo até o final e tire suas dúvidas!

Entenda a responsabilidade pelo imóvel alugado

Na imagem vemos a representação de um imóvel alugado. Saiba quem paga a conta quando há infestação!

Os locadores (proprietários) são responsáveis pela estrutura do imóvel. Portanto, qualquer tipo de manutenção que necessite ser feita, como conserto de encanamento, rachaduras, vazamentos ou qualquer outro tipo de falha no imóvel são de total responsabilidade do locador.

Já os inquilinos (ou locatários) são responsáveis pelos custos de reparações relacionadas à utilização do imóvel alugado. Portanto, todas as manutenções, como encanamento entupido, mudança da pintura, troca de pisos, mensalidade do condomínio e demais gastos, são de responsabilidade única e exclusiva do locatário.

Afinal, quem paga a conta da dedetização?

Caso a dedetização seja requisitada por conta de um problema que já existia no imóvel alugado, anteriormente à sua locação, porém, sem conhecimento do locatário, o locador passa a ter responsabilidade pelo pagamento da dedetização.

Entretanto, caso a dedetização seja requisitada apenas por questões pontuais, atendendo uma rotina, a responsabilidade pelo pagamento da dedetização passa a ser somente do locatário.

Ainda assim, existem casos especiais. A dedetização periódica imposta pelos condomínios é uma delas. Caso a mesma seja estipulada por uma assembleia ou no Estatuto do Condomínio, essa responsabilidade será exclusivamente do inquilino.

Imóvel alugado precisa de dedetização, o que fazer?

Vemos uma dedetização no imóvel alugado. Veja quem paga!

Em primeiro lugar, é preciso identificar se a infestação de insetos aconteceu antes ou depois da locação. Como já dissemos, quando o foco já existia antes do contrato, a responsabilidade pela dedetização fica a cargo do dono. Caso contrário, se a incidência de insetos surgiu após a locação, o inquilino deve arcar com as despesas do serviço.

É imprescindível que essa situação seja resolvida o mais rápido possível. A dedetização deve estar em dia para que o ambiente esteja sempre higienizado e em boas condições de ocupação. Assim, locador e locatário saem em vantagem!

Preparação inicial

Antes da dedetização de fato acontecer, é necessário preparar o imóvel para receber o procedimento. Para isso, organize o ambiente para fácil acesso dos profissionais e informe o local onde as pragas se manifestam. Se possível, adiante o assunto: deixe claro quais os tipos de pragas você já encontrou no local. Dessa forma, a equipe tem consciência da situação inicial do imóvel alugado e pode agir mais rapidamente.

Limpeza completa

Antes e depois da dedetização você deve fazer uma boa limpeza no local infestado. Uma superfície devidamente higienizada agrega à dedetização, já que os produtos são fixados com maior eficiência. Portanto, elimine sujeiras, poeiras e impurezas!

Pessoas e animais de estimação

Em geral, não há necessidade dos moradores ficarem longe de casa durante a dedetização. Hoje em dia, boa parte dos procedimentos não exigem que o imóvel alugado fique vazio para executar o serviço. Entretanto, algumas técnicas exalam odor forte, que pode ser prejudicial à saúde humana e animal. Para evitar inalação de produtos tóxicos e outros acidentes, indivíduos e pets podem ficar ausentes por alguns instantes.

Como funciona a dedetização?

Na imagem vemos uma dedetização. Saiba quem paga quando é um imóvel alugado!

A dedetização é um procedimento que envolve o uso de técnicas de controle de pragas para reduzir populações de animais invasores em ambientes urbanos. As principais espécies encontradas nas grandes metrópoles são baratas, cupins, ratos, mosquitos, pulgas, formigas, etc. Este método de extermínio abrange medidas preventivas e corretivas para controlar infestações.

Em suma, a dedetização pode ser feita através de três técnicas distintas. A escolha do melhor método depende do tipo de praga a ser combatida e do nível da infestação no local. A equipe da dedetizadora contratada para o serviço realiza uma avaliação prévia do imóvel e indica a técnica mais adequada.

Confira, na sequência, os principais tipos de dedetização:

1. Pulverização

A pulverização consiste na aspersão de um inseticida líquido pelo local infestado. Este produto possui baixo grau de toxicidade e extermina imediatamente as pragas, já que obriga os insetos a abandonarem seus esconderijos. Além disso, a pulverização garante um efeito prolongado, sendo considerada uma das técnicas mais eficientes.

2. Polvilhamento

O polvilhamento consiste na aplicação de pó químico — pesticida inodoro e com nível tóxico reduzido. Assim como a pulverização, esta técnica possui um efeito residual, ou seja, de longa duração. É mais indicada para uso em esgotos e dutos de água devido à sua alta capacidade de combater espécies de baratas características destes locais.

3. Gel inseticida

Por fim, o último método de dedetização é a aplicação de gel inseticida com pistola ou seringa. A substância não tem cheiro e seu efeito dura por muito tempo. Aliás, ela funciona como uma isca, atraindo baratas e formigas até o ponto de aplicação. Sua ação começa a surtir efeito após ser ingerida pelas pragas.

Por que contratar dedetização com a Insect Bye?

Seja o locador ou locatário a contratar o serviço de dedetização, o importante é que seja realizado por uma empresa de qualidade. A Insect Bye é referência na dedetização em residências e outros ambientes. Somos a sua melhor opção quando o assunto é controle de pragas. Quer saber por quê? Confira os nossos diferenciais abaixo!

Tradição em dedetização

A Insect Bye está atuando no mercado desde 1997, oferecendo não só dedetização, mas ética, qualidade e atendimento personalizado para nossos clientes. Nossos serviços profissionais incluem soluções próprias para cada tipo de praga, como descupinização e desratização.

Atendemos em toda a cidade

Para atender a todos os nossos clientes, oferecemos nossos serviços para toda a região metropolitana do Rio de Janeiro. Atendemos Zona Norte, Zona Sul, Zona Oeste e Centro da cidade. Nossa equipe está sempre pronta para lhe atender onde você estiver!

Dedetizamos todos os locais

A Insect Bye é a dedetizadora ideal para todos os tipos de ambientes, sejam residenciais ou corporativos. Oferecemos serviços profissionais para residências, condomínios e empresas que querem acabar com as indesejáveis pragas urbanas!

Selo de Proteção Bayer

Nós somos uma das poucas empresas no Rio de Janeiro que fazem parte do Programa de Proteção Bayer. Este selo atesta o alto padrão de qualidade dos nossos serviços dedetizantes.

Alta tecnologia em produtos e equipamentos

Nosso serviço de dedetização é feito mediante o uso de produtos químicos registrados na ANVISA e autorizados pela Vigilância Sanitária. Além disso, utilizamos equipamentos modernos e específicos para a atividade, como pulverizadores, seringas, armadilhas e porta-iscas.

Facilidade de pagamento

Oferecemos condições especiais de pagamento para os nossos serviços. Para pessoa física, o pagamento pode ser realizado no cartão de débito ou em até 12x no crédito. Para pessoa jurídica, existe a opção de parcelamento no boleto bancário.

Não perca tempo, fale com a gente!

Independentemente de quem for pagar a dedetização do imóvel alugado, não pense em buscar outra dedetizadora. A Insect Bye é a sua melhor amiga contra as pragas! Entre em contato com a nossa equipe e resolva este problema de uma vez por todas!

Gostou do que leu? Visite o nosso blog e confira outros artigos que podem ser úteis para você!


Conteúdo publicado em 04/05/2016 e atualizado em 02/08/2021.